Compartilhe

Você quer me proteger? Ou quer que eu proteja você?

Você decide. Para mim, tanto faz. Desde que eu esteja com você.

Passei muitos anos da minha vida escondido, procurando alguém para me proteger. Encontrei você.

Eu fico feliz por você me defender. De verdade. É você quem me diz sempre para não desistir, que me aconselha sobre os caminhos a seguir, que não me deixa para baixo quando eu me sinto um nada nesse mundo. De coração, muito obrigado. Saiba que você é especial para mim. Por isso, e por muito mais.

Você me torna mais forte. É por causa de você que tomei as minhas decisões de ser mais forte e seguir em frente. Por sua causa, eu enfrento qualquer coisa. O que vier. Pode acreditar.

Agora, estou pronto para proteger você. Eu sei que você tem os seus desafios, passa pelas suas dificuldades. Mas… não precisa enfrentar tudo isso sozinha. Eu estou aqui. Estou do seu lado.

Estou aqui para te proteger. Assim como você fez comigo um dia.

Eu me guiei por você. Você me estendeu a mão e eu segurei. Não sabia para onde eu ia quando você me encontrou. Você me pareceu tão amiga, tão fraterna, que eu não tive outra escolha, a não ser caminhar do seu lado. E foi uma jornada incrível.

Eu sei…. você disse que não seria uma estrada fácil para percorrer. Você me alertou bem antes de começar que seríamos criticados, malditos, apedrejados e massacrados moralmente. Mas você também disse que tudo isso iria passar, e que iríamos sobreviver com coragem a tudo o que iria acontecer.

Obrigado por não me deixar sozinho nessa jornada. Obrigado por me estender a mão quando ninguém quis fazer isso. Obrigado por acreditar em mim. Obrigado por não desistir de mim.

Obrigado por impedir que eu desistisse.

Por causa de você, eu passei a enxergar o mundo com coragem. A ver tudo e todos com a cabeça erguida. A ver o mundo com os olhos de quem tem fé no futuro. Até porque o meu futuro está nas minhas mãos.

Você efetivamente me salvou. Pode não acreditar nisso, mas por linhas tortas salvou minha vida. Entre tantos encontros, desencontros, loucuras… me deu a loucura que eu precisava para ser mais alegre, mais vibrante. Para me sentir vivo de novo. Foi você quem contrariou a velhice do meu espírito com seu espírito jovem. A revolução interna do seu ser encontrou a calmaria do meu ser e, a partir daí, seguimos uma jornada simplesmente espetacular.

Você não me deu todas as respostas que eu precisava, não evitou todas as cicatrizes que eu tenho, nem enxugou todas as minhas lágrimas. Mas você estava lá. Não me abandonou!

Eu sou muito grato à você por isso.

E… por tudo isso… me deixa te proteger?

Eu sei… você vai me dizer que você terá que enfrentar o seu trecho sozinha. Mas… não precisa fazer isso. Caminhe comigo!

Não é nem pelo desejo de retribuir o que você fez por mim. Não é pelo sentimento de gratidão. É pelo profundo desejo de não querer que você passe por tudo isso sozinha. Por achar que será penoso demais para você. Veja, eu estou aqui, forte e confiante, pronto para te defender.

Será uma jornada tão dura quanto a minha. Será uma mudança muito radical para você. Será a grande mudança de sua vida. Você pode se sentir sem chão, e eu não quero que você caia. Quero te ver forte, sim, mas quero te impedir de cair quando você estiver em baixa. Quero ser aquele que vai te abraçar quando você vencer.

Sim… porque você vai vencer. Eu tenho certeza disso.

Por favor… me deixa proteger você. Me escolha como seu protetor, e vamos enfrentar tudo o que vier. Juntos. Serei seu escudo diante das pedras que vão te atirar, a sua lança quando precisar tomar decisões. Te ajudarei a abrir os portões de possibilidades fantásticas que surgirão por conta de suas escolhas.

E o mais importante: prometo minha lealdade. Não importa o que aconteça, não importa o que digam. Eu estarei do seu lado até o fim.

E mesmo depois do fim.

Depois de tudo…

…você será minha protetora…

…e eu serei seu protetor.

Hoje e sempre.

Então… você ainda quer me proteger? Ou vai me deixar proteger você?

Você decide.



“Wonderwall” pode parecer uma filosofia utópica no mundo individualista de hoje. Mas é um chamamento para que criemos vínculos definitivos com aquelas pessoas que consideramos especiais em nossa vida. É quase uma canção de protesto ao ser humano dito racional. Mas, no final das contas, o que queremos mesmo é ter alguém que, se não nos salva, cuida de nossas feridas. Quem mostra que é possível derrotar os nossos monstros internos antes que eles nos destruam. Que vai oferecer seu ombro para um abraço de vitória ou para o chorar da derrota.

A canção do Oasis foi um hino para a última geração “pré internet”. A minha geração. Talvez por isso eu ainda compreenda o que é o valor de uma grande amizade. Talvez por isso eu ainda acredite mais na conversa olho no olho. Talvez por isso eu procuro ser fiel aos meus amigos, independente das dificuldades que enfrentamos.

Eu realmente espero que você encontre algum dia esse alguém. Todo mundo precisa de alguém na vida para te proteger. Mas seja forte para proteger esse alguém. Defender das intempéries da vida. Apoiar nas derrotas. Celebrar as vitórias.

E, quando encontrar, simplesmente diga: “é você quem vai me proteger… é você quem vai me salvar… e é você a quem eu vou proteger e salvar. Defenderei nossa história com a minha vida. Custe o que custar.”

“Wonderwall”
(Noel Gallagher)
Oasis, 1995


Compartilhe