Press "Enter" to skip to content
Início » Minha Opinião » WWDC 2012: o que espero da Apple (pelo amor de Deus, novidades reais no iOS 6!)

WWDC 2012: o que espero da Apple (pelo amor de Deus, novidades reais no iOS 6!)

Compartilhe

Daqui a algumas horas (a partir das 14h30, horário de Brasília, Guará, Taguatinga e adjacentes), Tim Cook deve subir ao palco do Moscone Center em San Francisco, CA, vestido de preto, com cara de bom moço, para falar dos números da Apple, em como eles revolucionaram o mundo da tecnologia e dos eletrônicos de consumo, e apresentar novidades para desenvolvedores e usuários de todo o mundo na coletiva inaugural da edição 2012 da WWDC (Worldwide Developers Conference). É mais um evento da Apple que promete novidades importantes na parte de hardware e software, principalmente no que se refere ao iOS 6, que já está com presença garantida no evento.

Mas… o que mais eu espero dessa conferência?

Pra começar, algo que metade do mundo civilizado que possui um iDevice espera vai acontecer: o iOS 6 será oficialmente apresentado. E digo apresentado, pois primeiro ele vai passar pelas mãos dos desenvolvedores, que vão trabalhar em aplicativos, que estarão prontos e/ou adaptados até o seu lançamento em definitivo. Lançamento esse que, se seguir a cartilha da Apple, acontece junto com o lançamento do novo iPhone.

Noves fora, dá pra dizer que a Apple deve lançar a nova versão do smartphone no terceiro trimestre de 2012. A janela de anúncio da nova versão de um iOS para o seu lançamento é sempre de três meses. Além disso, vale lembrar que o início do ano fiscal da Apple é sempre no mês de outubro, e o lançamento de um novo produto como o iPhone ajuda a impulsionar o primeiro semestre de vendas da empresa. A Apple já fez isso no passado. Não vai me surpreender se fizer isso agora.

Também espero novidades no Mac OS. Apesar da imprensa em geral não dar muito foco para isso (todo mundo só fala no novo iOS), essa é uma parte importante do negócio da Apple, mesmo não sendo a mais lucrativa. Estou curioso para saber se eles vão continuar o caminho de “migração” de conceito do iOS para o Mac OS, oferecendo uma experiência mais próxima dos seus desktops e noteboooks para aquilo que encontramos hoje nos dispositivos móveis da empresa. A Apple sabe o quanto o iOS fez sucesso, e quer unificar (aos poucos, sem muitos traumas) essas experiências de uso. Logo, espero novidades nesse sentido…

…mesmo porque devemos ter novidades nos iMacs e MacBooks.

Muito se especulou sobre novos produtos da Apple, principalmente com novidades nos MacBooks. Novas telas com Retina Display, telas sensíveis ao toque, a presença dos processadores Intel Ivy Bridge, GPUs Kevlar e outras modificações. E mesmo com um hardware plenamente ajustado ao software, eu também espero opções de produtos com especificações mais robustas. Afinal de contas, um pouco mais de RAM e espaço para armazenamento não faz mal à ninguém. Tá, tem usuário Apple que vai dizer “o que vale é a experiência de uso”. Ok. Mas com mais espaço e maiores possibilidades de performance, essa experiência pode ser ainda melhor.

Quanto a novos iMacs, eles devem estar presentes, e a principal novidade pode ser a presença de um processador Intel Xeon E5 no Mac Pro, além das conectividades Thunderbolt e USB 3.0 no mesmo equipamento. Vejo isso como algo positivo caso se confirme, pois é uma discreta, porém, importante mudança de comportamento da empresa de Cupertino. Ver que “forçar” o usuário a adotar apenas as suas soluções nos dias de hoje não é uma estratégia comercial inteligente, ainda mais em tempos de crise.

O importante é oferecer equipamentos que possam entregar ao usuário um maior leque de possibilidades de uso, o que consequentemente busca um público ainda maior para adquirir os seus produtos. Ainda mais em um mercado como o de desktops, que aos poucos se torna cada vez mais segmentado e específico. Com um mundo gritando por mobilidade, a maioria dos usuários “normais” anseia por notebooks e tablets para atender as suas necessidades cotidianas.

Mas, voltando ao iOS 6… o que eu realmente espero? Novidades REAIS.

Durante o evento da HP, estava conversando com o @ftarcan, do WeRGeeks, que é o que eu chamo de “Apple Fanboy do Bem” (sim, eles existem, e pagam pelos outros, que são chatos pra c#$@#$@). E ele tocou em um ponto interessante: o iOS não inova mais.

Os usuários Apple ficam impressionados com novas funções ou recursos que a empresa adiciona a cada atualização, mas se pararmos para pensar, o sistema não oferece mudanças que realmente modifiquem a sua estrutura ou filosofia. Não existe um impacto visual no iOS desde o seu lançamento. Aqueles que possuem um iPhone ou iPad com jailbreak podem realizar coisas incríveis nesse sentido, mas estranhamente, a Apple se mantém conservadora a adotar algumas dessas “sugestões” criadas pelos desenvolvedores “alternativos”.

A Apple alega que isso é feito para preservar a integridade do sistema. Oras, Apple… vocês são A APPLE! A dita empresa fodona, que faz o “mágico e revolucionário”… e fica com medinho da criatividade dos outros? Ah, vá! É responsabilidade da gigante de Cupertino garantir que tudo funcione direito, mas isso não impede que inovações de funcionalidades e design não sejam adotadas. Pelo menos eu penso assim.

Outro detalhe importante: a Apple tem como princípio oferecer um dispositivo “que até a sua avó pode usar”. E isso está mais que provado: qualquer pessoa pode usar um iPhone ou um iPad (se bem que isso tem o efeito colateral direito: qualquer imbecil também acredita ser um especialista em tecnologia apenas porque usa um iPhone ou iPad…). Eu concordo que a Apple pense assim. Afinal de contas, eles conquistaram um público novo justamente pela simplicidade do iOS.

Por outro lado, é hora de se reinventar. Não digo que o iOS precisa de mudanças radicais, mas que essas mudanças sejam adicionadas aos poucos, de forma gradativa e sem traumas. Acredito que muitos usuários que já estão na plataforma vão se empolgar se alguma mudança mais evidente no sistema for adotada. Algo que atraia os usuários novos e veteranos, que agrade aos olhos quando apresentado em uma demonstração. E que possa até convencer mais pessoas do quanto é legal ter um iPhone ou iPad, com aquele novo recurso que realmente salta aos olhos.

Enfim, é isso o que eu espero. Daqui a pouco, eu serei mais um dos blogueiros abnegados a conferir todas as novidades da Apple na WWDC 2012. Sim, porque são dias como esses que justificam todos os posts sobre tecnologia que escrevemos. É sempre diversão na certa quando esses eventos acontecem.

Ah, e siga o @TargetHD para ficar por dentro de tudo. E quando puder, visite o TargetHD.net para ler as postagens sobre tecnologia que escrevo por lá.


Compartilhe
@oEduardoMoreira