ps4-hrdware-large18_br

Grandes poderes envolvem grandes responsabilidades. Apesar de que não estamos falando do Homem-Aranha nesse caso, a frase se encaixa perfeitamente ao fato de Sony e Microsoft prepararem versões dos seus consoles de última geração, PS4 e Xbox One, com o dobro de capacidade de armazenamento atual. Ou seja, generosos 1 TB de armazenamento.

Ao meu ver, isso faz todo o sentido. Eu, que não tenho esses consoles mais modernos (sou feliz com a dupla Xbox 360 + PS3) sei bem o quanto que o espaço de armazenamento para os jogos é algo precioso. Principalmente no caso do console da Microsoft, onde recebo pelo menos dois jogos gratuitos por mês (por conta da assinatura do Xbox Live Gold), sem falar nas promoções que acabo comprando.

Eu já troquei o HD de 250 GB do Xbox 360 para um de 500 GB, e já penso em capacidades maiores quando o update que permitir tal compatibilidade chegar. Agora, imagine os usuários das novas gerações de consoles, onde os jogos contam com volumes de dados muito maiores?

xbox-one

Com consoles mais potentes, com maior capacidade de processamento e desempenho, temos também jogos com um maior volume de dados. Isso é mais do que natural, já que os desenvolvedores querem explorar ao máximo o potencial técnico dos novos produtos. E por conta disso, temos um maior volume de dados nos jogos, o que faz com que os atuais 500 GB atuais sejam insuficientes.

No caso do PS4 por exemplo, esse espaço pode ser suficiente para armazenar apenas dez jogos. É muito pouco, levando em conta que muitos dos gamers gostam de ter vários títulos em casa. Ou seja, jogos via download pode ser um problema com um espaço tão limitado. E, mesmo que esse número acabe variando de acordo com o título que for baixado, ele não sobe muito.

O movimento que Sony e Microsoft vai realizar nas próximas semanas (digo isso porque a E3 2015 está chegando) deve amenizar e muito esse problema grave de espaço de armazenamento. Talvez não resolva por completo a vida daqueles que contam com mais de 100 jogos em uma das contas das lojas de jogos (acredite, eu tenho mais de 130 jogos adquiridos do Xbox 360 desde 2012), mas para a maioria dos gamers, essa é uma decisão que vai ajudar e muito.

1936

PS4

 

1936

Xbox One