Compartilhe

Uma das artes mais nobres que a humanidade criou é a música. Bom, sou suspeito para falar, pois como sou praticante da arte musical desde os meus 16 anos de idade, trago em mim a plena convicção que esta é a mais nobre expressão de arte que existe. E tenho alguns argumentos que reforçam a minha perspectiva.

Um deles é o simples fato de ser possível fazer música com qualquer coisa que está ao nosso redor. Objetos inicialmente inverossímeis podem se transformar em instrumentos que entregam melodia, harmonia e ritmo quando bem manuseados. Hermeto Pascoal é uma das provas vivas do que eu estou falando.

Agora… vamos imaginar o que Hermeto Pascoal poderia fazer nas esferas musicais com toda a tecnologia que está ao nosso dispor hoje. Pense que é possível fazer música hackeando uma máquina de escrever ou criando uma orquestra de disquetes. E sempre podemos ir além.

Dylan Tallchief é um cara que foi além. O youtuber é conhecido por compartilhar conteúdos relacionados com a música eletrônica, e no final do ano passado ele roubou a atenção da internet ao criar uma caixa de ritmos com o Microsoft Excel. E o negócio ficou bom o suficiente para chamar a minha atenção para virar um post em meu blog pessoal.

 

 

Um DAW funcional

 

A demonstração realizada e registrada em vídeo (que você pode conferir no final desse post) mostra uma interface que pode não ser a mais fácil do mundo para se utilizar. Mesmo assim, não deixa de ser impressionante ver como um software como o Microsoft Excel também pode ser utilizado para criar música.

Lembrando que esta não é a primeira vez que o programa de tabelas do Microsoft Office é utilizado para uma veia artística. Em um passado não muito distante, ele também foi utilizado para fazer desenhos incríveis, mostrando que a criatividade humana não tem limites, e que a flexibilidade do software é impressionante.

Tallchief criou uma estação de trabalho de áudio digital (DAW) dentro do Excel, que foi batizada como ‘xlStudio’. Um DAW é uma interface de software que trabalha uma forma de composição de peças musicais através do uso de samplers e de diferentes plug-ins.

Depois de mostrar o seu potencial para o mundo, Tallchief agora oferece o download gratuito do xlStudio (via Google Drive), para que qualquer pessoa possa rodar a sua ferramenta dentro do Excel e inicie as suas criações musicais. Nesse momento, é possível adicionar vários instrumentos, inclusive opções de edição e looping de fragmentos.

Isso tudo pode parecer um meme para você, mas fato é que o produto conseguiu chamar a atenção por ser um DAW realmente funcional, onde é possível inclusive reproduzir apenas uma faixa ou silenciar as faixas que queremos. Um atalho permite a criação de acordes de forma simples (economizando tempo e dispensando a obrigação de ter que colocar cada nota manualmente), ou modificar o volume, oitavar cada faixa, entre outros recursos.

Pela complexidade da coisa, não parece que muitas pessoas vão utilizar o xlStudio para criar os seus discos caseiros. Porém, é igualmente interessante ver como a imaginação ganha asas quando existem muitas limitações.


Compartilhe