Compartilhe

Os campeonatos de futebol estão voltando, principalmente na Europa, onde a crise pandêmica está minimamente controlada. As partidas vão voltar, mas serão disputadas em estádios fechados e sem público. Algo que já está acontecendo na Alemanha nesse momento, e que será retomado na Espanha, Itália e Inglaterra em junho.

Os fãs de esportes poderão assistir os jogos pela televisão, mas parte da experiência se perde por causa da ausência da torcida. Para tentar remediar esse efeito colateral, a Yamaha desenvolveu um aplicativo que se conecta aos alto-falantes dos estádios.

O Remote Cheerer foi testado em um dos maiores estádios do Japão, com capacidade de 50.889 assentos. Seu funcionamento é bem peculiar e curioso: o app tem botões que estão associados a diferentes sons, e ao pressionar o botão, o som se reproduz nos alto-falantes do estádio, simulando a experiência dos sons da torcida.

 

 

 

“Gooooool” > Enviar

 

 

O aplicativo ainda está em fase beta, e sua interface pode sofrer mudanças. Nesse momento, o app tem oito botões, cada um associado a um som que a torcida faria, como Gol, aplausos, vaias e outras reações. O usuário escolhe o local onde o áudio será reproduzido, o que também pode determinar a posição da torcida de um time no estádio.

Por outro lado, dependendo da quantidade de pessoas e de vezes que os botões são pressionados, o volume aumenta mais ou menos. Isso entrega uma relevância maior em momentos de faltas ou gols. Outro recurso é poder aplaudir em ritmos sincronizados para (por exemplo) seguir os cânticos das torcidas.

Os sons podem ser personalizados em função do evento, pois uma partida de tênis não tem a mesma reação de um público de um jogo de futebol ou uma corrida de carros. E para os atletas, a torcida é um elemento essencial da atmosfera da partida.

Isso fica muito claro com a experiência prática que o Campeonato Alemão está vivendo nesses primeiros jogos após o retorno. Nas duas primeiras rodadas da Bundesliga após a pausa por causa da pandemia, observamos que os times visitantes venceram mais jogos e, em alguns casos, com goleadas acachapantes.

Fora o fato que, nesse momento, o preparo físico dos times está em diferentes níveis, um dos fatores que pode determinar essa diferença de desempenho a favor dos times visitantes é justamente a ausência de torcida nos estádios vazios. O efeito psicológico acaba invariavelmente afetando o time da casa.

Voltando ao software da Yamaha.

O sistema é compatível com os alto-falantes que já estão instalados nos próprios estados, e prometem entregar uma experiência mais imersiva (principalmente para os jogadores) quando os alto-falantes são posicionados de forma que o som seja emitido de onde ele normalmente viria em uma situação normal de jogo.

Ou seja, da torcida.

A J-League (liga de futebol japonesa) deve voltar no final de junho ou começo de julho, e esse sistema deve ser adotado nos jogos do país. Enquanto isso, outras alternativas são adotadas ao redor do mundo para minimizar os efeitos do distanciamento social. Por exemplo, na NFL, o canal FOX deve inserir os torcedores digitalmente, com sons pré-gravados da torcida, para reduzir o impacto dos estádios vazios para a sua audiência.

 

 

Via Yamaha


Compartilhe