youtube

Durante um bom tempo, eu deixei de publicar os vídeos dos meu canal no YouTube no meu blog pessoal. Eu achava que o próprio YouTube me daria audiência orgânica para o conteúdo que estava publicando. Mas como a plataforma de vídeos tem as suas próprias regras para promover determinados conteúdos, isso não aconteceu.

Nos bons tempos do YouTube, alguns dos meus vídeos tinham uma audiência realmente muito expressiva. Eu tenho vídeos de review que ultrapassam as 100 mil visualizações. Agora, como o sistema da plataforma de vídeos da Google mudou, essa audiência caiu um bocado Mas ainda é suficiente para ficar feliz com os resultados.

De qualquer forma, entre algumas das mudanças que decidi fazer na minha vida conectada (inclusive transformar esse blog pessoal em algo mais autoral, com textos pessoais e de temas que eu gosto de dissertar sobre o mundo da tecnologia), tem pelo menos uma que está relacionada ao YouTube.

A partir de meados de novembro de 2017, a cada dia, eu vou republicar em meu blog pessoal alguns dos meus vídeos que fiz para o meu canal no YouTube. Será o #YouTubeFlashback (não poderia usar o YouTube Rewind por motivos óbvios).

Eu tenho dois objetivos com essa iniciativa.

O primeiro é resgatar o conteúdo que já publiquei em vídeo, e deixar o registro no meu blog pessoal, para ampliar o portfólio de trabalhos que fiz na internet.

O segundo é para gerar tráfico de visitas. Os vídeos integrados do YouTube obtém uma indexação mais rápida no Google Search, e pelo menos dessa forma eu consigo um pouco mais de visitantes para o meu blog. Sem falar no aumento da relevância com os temas que estou tratando aqui.

Ah, tem mais um objetivo implícito.

No final do ano, eu deixo esses vídeos como postagens regulares do blog, e tiro um pouco de férias. Afinal, eu mereço!

Então, a partir de novembro, os meus vídeos antigos vão cair nesse blog. E, em 2018, a cada vídeo novo que eu publicar, ele será republicado aqui também!

Eu devia ter feito isso bem antes. Mas… preguiça + falta de tempo + várias viagens + preguiça + sono + outras prioridades…