Alguns youtubers e usuários do Twitch recorreram a um curioso método para tentar se esquivar dos direitos autorais de músicas do YouTube: cantar as músicas a capella.

Os produtores de conteúdo estão compilando vídeos originalmente publicados no TikTok (plataforma de vídeos de 15 segundos) sobre qualquer tema, e cantam as canções que inspiram esses diversos momentos das vidas das pessoas. Os temas vão desde divórcio até ‘a mãe mais especial do TikTok’.

O que mais chama a atenção nesse movimento para evitar o copyright é que, dessa forma, o resultado final é um vídeo mais original do que o conteúdo originalmente produzido, ou mais um remix do que uma republicação de conteúdo.

Algumas músicas são cantadas de forma tão irreverente, que o vídeo original fica ainda mais divertido. E essa é uma forma criativa para os produtores de conteúdo evitarem perder a monetização dos seus vídeos, ao mesmo tempo que utiliza conteúdos irreverentes de outras plataformas.

Vamos ver se essa é uma tendência que será crescente no YouTube, ou se a plataforma vai detectar o método e desmonetizar as versões desses vídeos em um futuro próximo.