Compartilhe

O Zello é um aplicativo que transforma (quase) qualquer smartphone Android ou iPhone em um walkie talkie, para que a comunicação aconteça entre duas pessoas com uma falando por vez, com um simples toque de um botão.

O app existe desde 2011, e existe para emular o funcionamento de um walkie talkie. Você, jovem que ouve BTS, pode não saber o que é isso. Mas o seu pai sabe.

O Zello está alcançando um enorme sucesso nas lojas de aplicativos, principalmente junto aos mais jovens, de forma nada surpreendente: são os mais novos que procuram formas diferentes e divertidas de se comunicar com os amigos.

 

 

 

Zello: um walkie talkie com internet

 

 

É importante deixar claro que o Zello não funciona se o seu smartphone não contar com uma conexão com a internet, seja ela WiFi ou de dados móveis. Ou seja, ele é um app que envia arquivos de áudio, tal e como acontece hoje no WhatsApp ou no Telegram, mas com um funcionamento diferente.

O Zello é um aplicativo do tipo ‘push to talk’ (PTT, ou pressionar para falar). E o botão está lá: ao pressioná-lo, ele vai transmitir o que você falar para a outra pessoa ou para uma sala de chat. O áudio é transmitido ao vivo conforme a outra pessoa fala no telefone, com reprodução instantânea nos telefones incluídos na conversa.

Se a sua tela estiver apagada ou se você está utilizando outro aplicativo, o áudio vai ser reproduzido ao vivo, conforme a outra pessoa está falando, e dependendo do status de cada pessoa no aplicativo. Ou seja, um walkie talkie clássico, com a diferença que todos os áudios enviados ficam no chat em modo de notas de voz, permitindo a reprodução em um momento posterior e até o compartilhamento daquela mensagem de áudio.

Não só isso. O Zello também permite a comunicação por texto, pode enviar sinais sonoros para alertar os demais interlocutores, permite o compartilhamento da localização e o envio de fotos (e não de vídeos).

Como app de walkie talkie, o Zello é simples e bem funcional. Tem envios estáveis e os áudios são reproduzidos com uma qualidade superior ao de um walkie talkie de verdade. É um bom substituto para as notas de voz dos seus principais concorrentes.

 

 

 

Basta ter uma conta de e-mail

 

 

O aplicativo pede algumas permissões desnecessárias para seu uso, mas basta ter uma conta de e-mail para criar uma conta com nome de usuário e senha. O número de telefone no Zello é opcional.

Porém, o aplicativo acessa a sua agenda de contatos para localizar outros usuários do aplicativo. Você pode adicionar manualmente cada contato, incluindo via QR Code. O serviço também pede acesso ao armazenamento do dispositivo (para salvar as notas de voz) e também pede para localizar o dispositivo durante o uso do app, algo também opcional.

O Zello pode dar muito certo, já que funciona muito bem, é de uso prático e é um app muito divertido. Seu download é gratuito na Google Play Store e na App Store, é um aplicativo sem anúncios e não possui compras in-app. Ou seja, parece ser um terreno seguro para se pisar, mesmo sendo um terreno desconhecido para muita gente.

 

 

 

Download | Zello

 

Desenvolvedor: Zello

Download: para Android no Google Play

Download: Para iOS na App Store


Compartilhe