Sabemos que os notebooks do planeta são fabricados em fábricas chinesas, e a HP, com um pequeno vídeo acidental, confirmou isso. O que acontece: o fabricante vendeu a um de seus clientes na Suécia um notebook que, ao ser ligado, encontrou um vídeo de três minutos de duração, captado pela webcam do próprio equipamento.

Mas não se preocupe, pois dessa vez o conteúdo do vídeo era sobre algo bem comum, deixando até uma impressão positiva sobre a HP, mostrando apenas um grupo de trabalhadores da fábrica, desempenhando suas tarefas em um local limpo e ordenado, e onde é possível ver uma linha de montagem com muitos equipamentos. E tudo isso, ao som de uma ópera de fundo. Os protagonistas do vídeo são trabalhadores da Quanta, e o que chama a atenção é a quantidade de equipamentos que saem dessa fábrica todos os dias.

Nesse ano, eu visitei duas fábricas de produção de produtos de tecnologia (Multilaser, em Extrema – MG, e da Samsung, em Manaus – AM), e sei que a estrutura de produção é como essa que é mostrada no vídeo. Apesar de que, em nenhuma das duas fábricas, eu ouvi música clássica tocando. Isso seria, no mínimo, relaxante para os trabalhadores, que precisam desempenhar a mesma função por horas, o que é algo no mínimo, estressante.

Vídeo abaixo.

Via TechCrunch