Press "Enter" to skip to content
Início » Games » GC Nano, o menor Nintendo GameCube do mundo

GC Nano, o menor Nintendo GameCube do mundo

Compartilhe

O GameCube não foi um console de videogames que a Nintendo possui boas recordações. Ele é o tipo de produto que foi relativamente mal compreendido pelo mercado e, ao mesmo tempo, deu um enorme azar de chegar ao mundo com uma concorrência enorme e já estabelecida.

Sem falar que ele deu uma imensa falta de sorte em chegar ao mundo no mesmo período do Xbox original e, principalmente, do PlayStation 2, que seria conhecido como “o console de videogames mais vendido de todos os tempos”.

Mas com duas décadas de seu lançamento, é possível ver um potencial extraordinário de modding para o Nintendo GameCube. E a prova disso é o GC Nano, uma versão muito reduzida do console original que pode surpreender a todos.

 

Como isso foi possível?

Tudo sempre começa de um lugar, e com o GC Nano não é diferente.

Entre agosto e setembro de 2022, um entusiasta criou uma versão miniaturizada do Nintendo GameCube. E até aí, tudo bem. Criar um console de videogames em dimensões reduzidas nem chega a ser um grande feito, pois qualquer pessoa com uma impressora 3D e muita criatividade pode repaginar o projeto de um produto, desde que não comprometa os componentes internos no processo.

Porém, toda uma comunidade modding se sentiu desafiada a reduzir ainda mais o GameCube. E como o desafio move o ser humano para conquistas inacreditáveis (ou que são críveis, pois estamos vendo), essas mentes criativas começaram a reduzir o tamanho do console da Nintendo.

Com a ajuda da prática do trimming (que nada mais é do que a técnica de corte do PCB) e com uma boa ajuda dos modos de retrocompatibilidade do Nintendo Wii, o GC Nano foi algo possível, mesmo com todos os desafios implícitos em um projeto com as suas características.

 

Como funciona o GC Nano?

Estamos diante de um mod que teve como ponto final a redução do Nintendo GameCube a uma fração do seu volume original, deixando o console em um tamanho muito menor do que o original.

E eu sei o que você está se perguntando nesse exato momento: “por que alguém quer isso?”.

Primeiro, pelo desafio. Segundo, porque é possível. Terceiro, porque é legal, oras! Vai me dizer que você não ficou curioso em saber como isso foi possível…

De qualquer forma, o que você precisa entender nesse momento é que alguns entusiastas na prática do modding aprenderam a fazer cortes precisos no PCB do Nintendo Wii, onde todos os componentes que eram considerados desnecessários foram eliminados durante o processo.

Todo o trimming realizado no Nintendo Wii reduziu esse console à sua mínima expressão, alcançando as suas dimensões finais e configuração definitiva para apresentar ao mundo o GC Nano.

Pode não parecer pelas fotos que estão ilustrando esse artigo, mas o mod criado é realmente muito avançado, mas pode acabar com o hardware por conta da profundidade dos cortes necessários no PCB do Wii. Por isso, para aqueles usuários que vão se aventurar a fazer algo semelhante, é melhor tomar cuidado, e faça tudo por sua conta e risco.

Além disso, placas personalizadas são instaladas para restaurar o armazenamento do dispositivo, substituir os conectores para os gamepads e redistribuir a alimentação do console. É importante lembrar que o Nintendo Wii exige uma refrigeração ativa para se manter funcionando.

No final, estamos diante de uma baita obra da engenharia informática. Um dispositivo que deve ser apreciado em diversos aspectos.


Compartilhe
@oEduardoMoreira