hawking-intel-speech-synth-2014-12-02-01

A Intel e a EZ Keys desenvolveram um sistema de comunicaçaão que permitem que Stephen Hawking – que possui a esclerose lateral amiotrófica – a se comunicar melhor, tanto na fala como na escrita. O sistema de sintetizador de voz que Hawking usa hoje é um mecanismo que controla os movimentos do seu maxilar com a ajuda de sensores infravermelhos, e seus movimentos controlam um cursor sobre um teclado virtual.

Dessa forma, temos frases e comandos que ele executa com um sintetizador de voz, através de um alto-falantes. Hawking rejeitou outros tipos de mecanismos baseados com o segmento ocular e outras tecnologias. Porém, o SwiftKey foi o que mais agradou ao nosso amigo no resultado final.

A ideia da Intel na nova proposta era manter a experiência de usuário, mas tornando a mesma mais intuitiva e efetiva. Temos aqui um sistema muito mais rápido, que aprende o estilo de Hawking, tornando a comunicação mais ágil. Eles criaram também menus contextuais, que ajudam de acordo com a tarefa realizada, seja escrever um e-mail ou um documento de texto.

Estas modificações do sistema continuam a ser testadas por alguns meses, e quando uma versão final estiver pronta, eles oferecerão o código aberto do sistema para a comunidade, para que outras pessoas possam usar o recurso e até mesmo melhorá-lo.

+info