O Engadget en Español fechou as portas, após 13 anos de atividades.

Tal notícia pode não afetar a maioria dos leitores de blogs de tecnologia no Brasil, mas me afeta diretamente, e de algumas formas.

Esse site era uma das fontes para os meus blogs. Não apenas pela familiaridade do idioma, mas porque o veículo também concentrava as notícias que estavam mais alinhadas à nossa região, ou seja, a América Latina.

Além disso, olhando para um espectro mais amplo, o Engadget en Español era um site grande, vinculado a um grande veículo de mídia norte-americano. O seu fim mostra como está ficando insustentável manter blogs de tecnologia em qualquer lugar do mundo.

O TargetHD.net sobrevive porque eu batalho muito. Normalmente fico entre 6 e 8 horas na frente do computador produzindo conteúdos de forma independente. Já cheguei a ficar as mesmas 15 horas que alguns dos editores do Engadget afirmaram no post de despedida do site.

Agora… se é difícil para que eu mantenha os meus blogs no ar, imagine para um grande veículo, com editores que trabalham em diferentes pautas, e oferecendo um volume de conteúdo muito maior.

Particularmente, por causa das decisões um tanto quanto equivocadas de Facebook e YouTube, não acho que os blogs vão morrer. Acho que vai acontecer um segundo filtro entre os veículos que trabalham com isso, e novamente os trabalhos mais relevantes vão prevalecer.

Mas é fato que o cenário dos blogs em todo o mundo está bem complicado. Apenas os fortes e persistentes sobrevivem. E, mesmo assim, se adaptando às novas realidades, onde vemos uma geração de leitores com paciência cada vez menor para ler textos.

Vamos ver o que o futuro nos reserva. Por enquanto, só podemos lamentar o fim de mais um site de tecnologia.