DICA: quando você for ao cinema, veja bem qual é o nome do filme que você vai assistir. Isso pode evitar enormes dores de cabeça para você.
Avatar reestreou nos cinemas, depois de 13 anos. O objetivo aqui é que uma nova geração tenha a oportunidade em assistir o primeiro filme antes que Avatar 2 estreie em dezembro. Bom, essa informação está bem clara para mim e, muito provavelmente, para qualquer pessoa que leu este parágrafo com o mínimo de atenção.
Porém, ao que tudo indica, nem todo mundo lê textos na internet com a devida atenção. Muito menos os títulos dos filmes nos cinemas. Você acredita que algumas pessoas entenderam que estavam em uma sessão de Avatar 2, se sentiram enganadas e começaram a pedir o dinheiro pago pelo ingresso de volta?
Nunca me chamou a atenção. Mesmo assim…
Confesso que Avatar é um filme que nunca me chamou a atenção. Reconheço os seus méritos para a história do cinema, já que arrecadou nada menos que US$ 2.84 bilhões nas bilheterias, o que é um recorde que supera a marca alcançada por Vingadores: Ultimato em apenas US$ 50 milhões, além de introduzir de vez o entretenimento em 3D… que, no final, foi um fiasco nas casas das pessoas.
Mas está bem longe de ser o filme que me motiva a sair de casa e gastar dinheiro para isso. Respeito quem gosta, mas não sei se vou perder meu tempo com Avatar 2 quando o filme estrear em dezembro. Quem sabe pela obrigação mesmo.
De qualquer forma, o que sabemos é que Avatar reestreou nos cinemas em diversos países do mundo (inclusive no Brasil). Mas nem todo mundo sabe disso. Ou melhor, entendeu que era isso o que estava acontecendo.
A reestreia de Avatar nos cinemas foi um grande sucesso. Inclusive no México, onde algumas pessoas foram para os cinemas… para assistir Avatar 2. Porém, quando constataram aos 10 minutos que o filme que eles estavam assistindo não era aquele que acreditavam ser, simplesmente saíram da sala de projeção para pedir o dinheiro de volta.
É sempre importante lembrar que a estreia mundial de Avatar acontece apenas em 16 de dezembro de 2022.
Dá pra confundir os dois filmes?
Sei que Avatar passou por melhorias na pós-produção para se adaptar aos novos tempos, mas quero acreditar que não dá para confundir um filme por outro apenas pela publicidade. É mais fácil imaginar que as pessoas que entraram na sala do cinema simplesmente ignoraram a informação que o filme que estava em exibição foi originalmente lançado em 2009.
Os próprios funcionários das salas de cinema começaram a confirmar nas redes sociais que as pessoas estavam pedindo as devoluções dos valores pagos pelos ingressos porque confundiram Avatar com Avatar 2.
En México se reportaron casos de fans que asistieron al reestreno de #Avatar convencidos de que las boletas adquiridas eran para el estreno de la secuela y no para ver nuevamente la cinta original, se sintieron estafados y exigían devolución del dinero! 😱
➡️ Que no le pase a ud! pic.twitter.com/3PTakWFFs9— LaXCaliOficial (@LaXCaliOficial) September 28, 2022
É importante lembrar que a sequência do filme dirigido por James Cameron não se chama Avatar 2. Se chama “Avatar: O Caminho da Água”, e isso pode causar uma certa confusão nos mais leigos. Identificar com um número é muito mais fácil para que a maioria das pessoas mais leigas saibam qual é o filme que elas estão assistindo.
Além disso, não tivemos mudanças muito drásticas nos protagonistas, de modo que é difícil distinguir quem é quem a partir dos trailers lançados para o filme.
Por outro lado, os funcionários do cinema se defendem, reforçando que o material promocional do filme deixa claro que é uma REESTREIA, de modo que essa palavra deveria indicar de forma mais ou menos clara que aquele filme não era uma continuação de Avatar, muito menos um Avatar 2.
Tal cuál, trabajo en un Cinépolis y cada que pedían boletos para la película al momento pedían devolución, pero también es culpa suya ya que en la cartelera nunca dice un "Avatar 2" y no preguntan XD
— Oscar CG. (@OscarACG1) September 27, 2022
Não sabemos se o valor pago pelos ingressos de Avatar foi devolvido para quem se sentiu prejudicado por não ler um cartaz com atenção. E, mesmo assim, tudo depende do quanto do filme que a pessoa assistiu até se dar conta que estava assistindo ao filme errado.
De qualquer forma, o episódio só mostra que tem muita gente com muita vontade de ver logo o tão esperado “Avatar: O Caminho da Água”. Vale a pena reforçar que o novo filme dessa franquia só estreia nos cinemas ao redor do planeta em 16 de dezembro.
E, da próxima vez, que esse povo pare por alguns segundos para ler com atenção os cartazes promocionais dos filmes em cartaz nos cinemas.