Imagine encomendar quatro unidades do iPhone 15 Pro Max, aguardar a entrega e, para sua surpresa, receber 60 unidades extras do produto.
Isso não é um sonho, muito menos um episódio do Black Mirror ou uma notícia criada com a ajuda da inteligência artificial. Isso aconteceu no mundo real, com uma pessoa real e que, infelizmente não sou eu. E nem é você.
Essa é a incrível história de um cliente norte-americano que recentemente viveu essa experiência inusitada. A história viralizou nas redes sociais, e o valor dos dispositivos enviados por erro chegou ao valor de nada menos que US$ 96 mil.
Um erro bem caro
Tudo começou quando esse cliente decidiu adquirir um iPhone 15 Pro Max de 1 TB para si mesmo e três unidades de 256GB para presentear seus funcionários. Um pedido simples e banal que qualquer dono de empresa poderia fazer, sem pensar que algo poderia dar errado.
Ao receber os dispositivos em sua residência, ele se deparou com um cenário simplesmente surreal: além das quatro unidades do iPhone devidamente empacotadas em conjunto, havia três caixas, cada uma contendo 20 unidades do mesmo iPhone 15 Pro Max.
Esse tipo de sorte (tá bom, acidente… chame do que quiser) não acontece comigo. E se acontecesse, provavelmente a Apple iria atrás de mim como verdadeiros animais selvagens atrás do pedaço cheio de gordura (já que eu sou gordo).
A notícia não demorou a se espalhar, graças a um vídeo compartilhado pelo cliente nas redes sociais, principalmente no TikTok. A história chamou a atenção de milhões de espectadores, deixando todos boquiabertos.
E é claro que esse tipo de acontecimento viraliza rápido nas redes sociais, diferente de notícias sérias sobre os conflitos globais ou as mais recentes pesquisas de vacinas para combater doenças graves.
Porque… convenhamos… mostrar como uma vacina pode ser eficaz é bem menos interessante que uma dancinha ou denúncia no TikTok, e precisamos resolver esse problema o quanto antes.
Vai ter que devolver tudo
O cliente agora não sabe se deve ficar com as unidades extras do iPhone ou se deve ficar com tudo. E eu acho essa dúvida bem estúpida, pois é óbvio que a Apple não está disposta a esperar pela boa vontade do cidadão.
A gigante de Cupertino já se pronunciou sobre o assunto. Se ele se recusar a devolver os dispositivos enviados por engano em sua casa, os dispositivos podem ser inutilizados remotamente, e que processos virão.
A grande pergunta que fica é: como que uma empresa como a Apple, toda poderosa e que se acha perfeita, comete um erro desse?
Há quem diga que as caixas deveriam ter sido destinadas a uma Apple Store, mas algo deu errado ao longo do processo logístico. Meio óbvio tal afirmação, já que o tema deste artigo ocorreu basicamente por um erro logístico da própria gigante de Cupertino.
Sendo erro humano ou erro de sistema, fica a dica: consumidores e clientes, trabalhem sobre a importância do processo do controle de qualidade dos produtos e da logística de entrega dos dispositivos, que precisa ser eficiente.
E eu sei que bateu aquela inveja no protagonista que recebeu 60 unidades do iPhone. Mas… pense na dor de cabeça que você teria para devolver tantos telefones para a Apple.
É melhor não.