O ano é 2008. A App Store mal tinha estreado, e um desenvolvedor, Steve Sheraton, dominou a loja de assalto com o iBeer. Em 2010, esse aplicativo chegou a gerar US$ 20 mil de vendas diárias, o que fez com que Sheraton e o seu time de desenvolvedores começassem a viver como autênticas estrelas do rock.
E tudo isso, com um aplicativo que simulava transformar o iPhone em um copo de cerveja. Uma ideia tão simples, que chega a ser genial.
Hoje, Sheraton tem 52 anos, e vive no interior da Espanha com sua família, cercado de árvores frutíferas e desenvolvendo aplicativos pensados no ilusionismo.
Vamos ver como o iBeer se tornou o primeiro grande aplicativo do iPhone.
Do Palm Pilot para o iPhone
A ideia do iBeer nasceu no Palm Pilot. Sheraton criou uma ferramenta que transformou os assistentes pessoais em xícaras de café, algo que não deu muito certo. Dez anos depois, veio o iPhone e ele atualizou a ideia, utilizando a cerveja, que possui um apelo muito maior.
A tela colorida com cores brilhantes e o acelerômetro foram elementos essenciais para o nascimento do iBeer. O problema é Sheraton não era um desenvolvedor para os softwares da Apple, e a única solução que ele encontrou para entregar o seu aplicativo para a comunidade foi apelar para o Jailbreak, algo que poucas pessoas ouviam falar na época.
Podemos então dizer que este aplicativo foi o primeiro grande motivo para que as pessoas passassem a adotar o Jailbreak no smartphone da Apple.
Mas o iBeer realmente bombou quando Sheraton, sem ter nada a perder, gravou um vídeo testando o aplicativo e enviou o conteúdo para o YouTube. depois de milhões de visualizações, ele inseriu o aplicativo no iTunes e passou a cobrar US$ 2.99 por download.
O app começou a gerar US$ 2 mil diários de lucros, e isso chamou a atenção da Apple. E, para a surpresa de todos, chamou a atenção positivamente.
Um dos primeiros grandes sucessos da App Store
A Apple estava preparando o lançamento da App Store, e procurava por desenvolvedores que fossem capazes de mostrar todo o potencial do iPhone com os seus aplicativos.
O grande segredo do iBeer era o uso criativo do acelerômetro. Através da medição de ângulo de inclinação do iPhone, o aplicativo poderia detectar essas variações, exibindo o comportamento do copo de cerveja de forma perfeita.
O aplicativo chegou na App Store pelos mesmos US$ 2.99 cobrados no iTunes, e chegou ao topo de downloads pagos logo no primeiro dia. E por lá ficou durante pelo menos um ano.
O sucesso foi tamanho que o app lucrou entre US$ 10 mil e US$ 20 mil diários. Os clones vieram, e a Hottrix (empresa criada por Sheraton para administrar o aplicativo) teve que processar as cópias que surgiram para aproveitar do sucesso do original, um amargo efeito colateral de uma popularidade repentina.
O fim do iBeer se deu em 2010, quando o hype passou e outros aplicativos naturalmente apareceram para tomar o seu lugar. Hoje, Sheraton aproveita de sua vida sossegada, e voltou o seu desenvolvimento de apps para mágicos, um setor muito menos concorrido.
A verdade é uma só: o iBeer foi um dos primeiros grandes sucessos da App Store, e ajudou a Apple a mostrar que o iPhone era um smartphone diferente dos demais. No final das contas, todos se beneficiaram dessa brincadeira bem humorada.
E muita gente bebeu cerveja fake no iPhone por causa deste app.