Linha-2014-da-Samsung

O pessoal do Gizmodo Brasil publicou um post onde eles concluem o óbvio: na sua ganância em povoar o mercado smartphones, a Samsung lançou, em média, um smartphone novo por semana ao longo do ano de 2014. Ok… eu já vinha cantando essa bola desde 2012, e só agora essa informação vira notícia?

A mesma Samsung, que no mesmo ano de 2014, anunciou que vai reduzir o seu portfólio de produtos em 2015, com a ameaça de abandonar (de forma equivocada, na minha opinião) a linha Galaxy Alpha, para priorizar os produtos de entrada. A Samsung, que registrou perdas no segmento mobile em 2014, e precisa recuperar parte do prestígio perdido no Galaxy S5 (e compensado no Galaxy Note 4).

Aliás, entendo que o Galaxy S5 foi essa decepção toda também pela falta de foco da Samsung. Afinal de contas, são muitos lançamentos polarizados. Modelos de todos os tipos e todos os gostos. Ok, diversificar é importante. Mas… a esse ponto?

Sem falar que o mercado de smartphones está saturado. Quem comprou, comprou. Só resta os mercados emergentes a serem explorados pelos modelos de linha média, e até esse segmento parece ter dono (o onipresente Moto G).

As tarefas Samsung em 2015 são de difícil execução. Recuperar o prestígio com o modelo top de linha, surpreender com o Galaxy S6, manter a dominância com um suposto Galaxy Note 5, e mostrar ao mundo que ainda pode ser relevante, com uma concorrência cada vez mais pesada, que oferece modelos interessantes, com preços mais competitivos.

Que a Samsung não repita em 2015 os erros de 2014, poluindo o mercado com smartphones que, em muitos casos, são uma grande porcaria (um abraço para você, Galaxy Y), se tornando dispersa para os modelos que realmente podem fazer a diferença. Que o tempo e investimentos sejam gastos em produtos que podem chamar a atenção positivamente para aspectos como design, desempenho, especificações técnicas, e preço.

E, apenas para que você tenha uma noção maior do que estamos falando, veja a seguir a lista de smartphones lançados pela Samsung em 2014. Não fique assustado, pois a lista é longa.

Samsung Galaxy A3
Samsung Galaxy A5
Samsung Galaxy S5 Plus
Samsung Galaxy Core Prime
Samsung Galaxy Grand Prime
Samsung Galaxy V
Samsung Galaxy Tab Active
Samsung Galaxy Note Edge
Samsung Galaxy Note 4
Samsung Galaxy Alpha
Samsung Galaxy Ace NXT
Samsung Galaxy Mega 2
Samsung Galaxy S5 mini
Samsung Galaxy Star 2
Samsung Galaxy Young 2
Samsung Galaxy Ace 4
Samsung Galaxy S5 Sport
Samsung Galaxy S5 LTE-A
Samsung Galaxy Pocket 2
Samsung Galaxy Tab S 10.5
Samsung Galaxy Tab S 8.4
Samsung Galaxy S5 Active
Samsung Galaxy K zoom
Samsung Galaxy Core 2
Samsung Galaxy Beam 2
Samsung Galaxy S3 Neo
Samsung Galaxy Ace Style
Samsung Galaxy Tab 4 7.0
Samsung Galaxy Tab 4 8.0
Samsung Galaxy Tab 4 10.1
Samsung Galaxy S3 Slim
Samsung Galaxy S4 Value Edition
Samsung Galaxy S5
Samsung Galaxy Core LTE
Samsung Galaxy S III mini Value Edition
Samsung Galaxy Note 3 Neo
Samsung Galaxy Grand Neo
Samsung Galaxy Tab 3 Lite
Samsung Galaxy NotePRO 12.2
Samsung Galaxy Tab Pro 8.4
Samsung Galaxy Tab Pro 12.2
Samsung Galaxy Tab Pro 10.1
Galaxy S Duos 3
Galaxy Star 2 Plus
Galaxy W
Galaxy Core Lite LTE
Galaxy Camera 2 GC200
Galaxy Star Trios S5283
Samsung Galaxy Avant (só para T-Mobile)
Samsung Galaxy Centura (só para TracFone)

+info