Os eventos de apresentação de produtos de tecnologia são o ponto máximo de muitas empresas. Nesses eventos, cada detalhe é minuciosamente preparado para que o produto que será introduzido ao mercado seja o centro das atenções, na tentativa em despertar o máximo de interesse possível no consumidor.
Porém, nem sempre tudo sai do jeito que os grandes executivos de tecnologia desejam ou idealizam. E quando algo tende a dar errado, vai dar errado de qualquer maneira.
Algumas gigantes de tecnologia deixaram muito a desejar em algumas apresentações de grandes produtos, tanto pela forma em que tudo foi feito como nos problemas que surgiram durante o evento.
Nenhuma empresa está livre do desastre em uma apresentação. Afinal de contas, todos os envolvidos são humanos. E os humanos podem falhar.
Neste vídeo, selecionamos nada menos que 9 dos melhores dentro dos piores momentos em eventos de tecnologia da história, com falhas na apresentação que hoje são consideradas históricas, emblemáticas e hilárias.
O Cybertruck não é tão resistente assim…
Durante a apresentação do Cybertruck da Tesla, foi solicitado que se arremessasse uma bola de metal nas janelas do carro, com o objetivo de mostrar a resistência do vidro do veículo.
É claro que esse pedido foi feito na esperança de que os vidros não se quebrassem, pois os organizadores não queriam que alguém se machucasse durante a demonstração, muito menos passar a impressão de que tudo o que foi dito até então era falso ou mentiroso. Porém, é claro que os estilhaços tomaram o seu lugar no evento, deixando os apresentadores com cara de quem comeu uma marmita azeda, e causando um certo constrangimento nos presentes.
O Apple Face ID não reconheceu um rosto no momento certo
O iPhone X estreou o Face ID no lugar do Touch ID como principal método de reconhecimento biométrico para o smartphone da Apple. Esse é até hoje um dos maiores avanços da história desse dispositivo, melhorando de forma sustentável a forma de identificação do usuário no telefone.
Porém, ele ainda não estava maduro o suficiente. No momento em que ele teve que reconhecer o rosto de Craig Federighi durante o evento de apresentação, aconteceu exatamente o contrário do que o executivo da Apple desejava que ocorresse, causando um flagrante momento de constrangimento para os presentes.
Nada melhor que uma Tela Azul da Morte para o Windows 98
O Windows 98 foi um sistema operacional importante para a Microsoft, pois era a evolução direta de um revolucionário e muito bem sucedido Windows 95. Logo, a margem de erro não poderia existir para esse produto.
Mas o que aconteceu no evento de apresentação oficial do Windows 98 foi exatamente uma prévia do que muitos usuários domésticos iriam experimentar ao atualizar o computador para a nova versão.
Bill Gates experimentou uma Tela Azul da Morte durante a apresentação do novo sistema operacional, e muitos usuários riram e aplaudiram com ar de vingança aquela situação.
Samsung convidou Michael Bay para apresentar, e não deu certo
Michael Bay é um dos diretores de cinema mais populares da atualidade. Mesmo que você não reconheça a franquia de filmes Transformers como algo genial ou muito elaborado nos roteiros, não podemos negar que esse homem sabe explodir coisas e produzir cenas de luta entre robôs gigantes se movimentando em câmera lenta como ninguém.
Porém, durante a CES 2014, o mesmo Michael Bay protagonizou uma cena digna de The Office, quando o teleprompter parou de funcionar e ele simplesmente abandonou o palco do evento, já que ele não tinha a capacidade de improvisar falas.
Steve Jobs pediu para convidados se desconectarem do WiFi
Em todo evento de tecnologia, é de bom tom que seus organizadores ofereçam uma rede de WiFi gratuita para que os jornalistas presentes possam compartilhar o que está acontecendo em tempo real e produzir os artigos que serão publicados nos sites no menor tempo possível.
Porém, tudo o que é de graça pode cobrar um preço alto para quem oferece o benefício. E neste caso, cobrou caro de ninguém menos que Steve Jobs.
Ao tentar realizar uma demonstração do seu navegador web, o dispositivo que Steve Jobs utilizava no momento da apresentação não conseguia se conectar à internet. E sua solução para o problema foi pedir para que o público presente se desconectasse do WiFi para que a sua apresentação funcionasse direito.
A estranha apresentação da Qualcomm na CES 2013
Hoje, a Qualcomm é mundialmente conhecida por entregar alguns dos melhores e mais potentes processadores do mercado de telefonia móvel. Porém, até mesmo essa empresa teve que passar por pequenos problemas em suas apresentações para alcançar esse status.
A Qualcomm decidiu transformar o palco da CES 2013 em uma viagem de maluco, com performances teatrais que envolveram personagens tão peculiares quanto o diretor de cinema Guillermo del Toro e Garibaldo de Vila Sésamo, entre outros.
Ninguém entendeu direito o que aconteceu naquele palco até hoje. E a Qualcomm nunca veio a público se explicar sobre essa apresentação bizarra.
Battlefield 4 não tinha som no seu anúncio oficial
A Electronic Arts é amada e odiada pelos gamers na mesma proporção. Não resta dúvidas de que essa é uma das gigantes do mundo dos videogames, mas suas práticas mercadológicas levantam dúvidas sobre os seus códigos morais e éticos.
Quem sabe esse sentimento dúbio fez com que muitos comemorassem tudo o que aconteceu nessa apresentação.
A Electronic Arts decidiu apresentar uma demonstração do jogo Battlefield 4, mas na hora de colocar o game em ação para todos os usuários, o sistema de projeção eliminou completamente o áudio do jogo, o que levantou suspeitas se o que todos estavam vendo era um software em funcionamento ou se era uma demonstração previamente gravada.
Veja as imagens e tire as suas próprias conclusões.
As escadas são o pior inimigo do Asimo
Os robôs que estão em ação hoje são muito melhores que as iniciativas do passado, e o que você vai ver a partir de agora deve ser encarado como um dos passos naturais do desenvolvimento da robótica, e não necessariamente um mico entre os envolvidos.
A Honda decidiu fazer uma demonstração ao vivo do seu robô Asimo, que foi projetado para subir escadas. Porém, o pobre robô não conseguiu superar a primeira escada que viu na frente, caindo de forma cômica.
Holo Lens e Buzz Aldrin não são uma combinação vencedora
Buzz Aldrin entrou para a história ao ser integrante da Apollo 11, a primeira missão tripulada a alcançar a Lua. Mas isso não significa que ele se tornou um especialista pleno em tecnologia moderna para interagir de forma natural com os dispositivos que nós temos hoje.
Durante uma apresentação da Microsoft ocorrida em 2016, um dos momentos mais embaraçosos do evento foi quando a aparição de Buzz Aldrin na demo do Holo Lens resultou em muito mais risadas do que surpresas aos espectadores.