Se você ainda não conseguiu se livrar da viuvez dos smartphones com Windows Phone, talvez esse post vai ajudar nesse processo. Apesar de muitos pensarem em tudo o que poderia ter sido e não foi, alguém decidiu criar um protótipo de smartphone que funciona com Windows 95 Mobile, uma plataforma imaginária, inspirada nessa lendária versão do sistema operacional da Microsoft para desktops.

O telefone conta com o antigo logo do Windows com as suas quatro janelas policromáticas em azul, vermelho, verde e amarelo. Na parte superior, a barra de tarefas em cinza, com as informações básicas do telefone.

Na área principal, temos o design de cubos do Windows Phone, mas nada de cores. Tudo aqui tem a estética do Windows 95, de forma bem nostálgica.

Mas o mais curioso mesmo é o convidado de luxo: o Clippy, assistente do Microsoft Word que ajudou a muitos de nós na produção de textos. Com fonte Times New Roman, até as mensagens de erro estão presentes.

Os aplicativos atuais, como o WhatsApp, estão nesse sistema imaginário, e completamente adaptado ao Windows 95. Ah, e para a experiência ser completa, até as típicas mensagens de erro dessa versão estão presentes.

No dispositivo, você vai encontrar vídeos míticos de Bill Gates e Steve Ballmer em eventos de lançamento importantes da Microsoft. E o projeto nostálgico nos mostra como melhoramos (e muito) na interface e experiência de uso.

Será que daqui a 20 anos veremos algo semelhante acontecendo com o Windows 10?

Só o tempo vai dizer.