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Claro Box TV deveria ter controle por comando de voz, e @ClaroBrasil e @NETAtende querem cobrar por ele!

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Como a Claro Net não respondeu…

Em novembro de 2020, eu contratei o Claro Box TV, serviço de TV por assinatura alternativo da Claro Net que tem como principal diferencial o seu funcionamento pela internet, exibindo os canais através de um decodificador que converte o streaming da web em sinais de TV.

Eu até gosto do serviço. Estou mantendo a assinatura porque acho a qualidade de sinal dos canais muito boa (positivamente surpreendente, por sinal), e o fato de também assinar a DirecTV GO não me impede de manter os dois serviços ativos. Eu adoro TV por assinatura, e aceitei o desafio de analisar os dois serviços a fundo.

Sei que posso cancelar qualquer um dos dois a qualquer momento, e acho ótimo essa liberdade de escolha.

De qualquer forma, quando eu recebi o kit do produto (algo que, por sinal, já deu problemas pois, ao que parece, eu era o primeiro usuário do Claro Box TV em Florianópolis, e isso fez com que o processo de liberação do equipamento demorasse muito mais do que o desejado), percebi que ele não veio com o controle remoto com o recurso de comando de voz.

Na hora, não dei muita importância. Mas prometi para mim mesmo que iria atrás para entender o que aconteceu. Afinal de contas, a Claro promovia esse recurso como um dos diferenciais do novo serviço, e entendo que mereço ter uma experiência completa com a plataforma.

E é aí que se escondem as surpresas… as letras miúdas da Claro net…

 

 

 

Eu tenho que pagar por algo que é em comodato, dona Claro net?

 

 

Entrei em contato pela Central de Atendimento da Claro por telefone, e questionei sobre a ausência do controle. E a resposta que recebi é que o controle não era concedido junto com o kit de venda, e que eu deveria adquirir o mesmo em separado, pagando o valor de R$ 99 (que seriam cobrados em minha mensalidade).

Estranhei tal informação, e questionei ao atendente da Claro onde está indicado de forma clara (sem trocadilhos) no site da operadora a informação que o controle remoto com comandos de voz era vendido em separado. Obviamente, o atendente não soube responder.

Mas como eu sou um ser humano minimamente alfabetizado, decidi revisar por conta as informações disponíveis no site do serviço Claro Box TV que, por sua vez, está dentro do site oficial da Claro net, apenas para constatar o que a operadora diz oficialmente sobre o controle, e como a operadora trabalha a divulgação do produto com o tal item que, segundo o atendente, seria cobrado da minha mensalidade.

Para começar, TODAS AS IMAGENS DE DIVULGAÇÃO DO CLARO BOX TV INCLUEM O CONTROLE REMOTO COM COMANDOS DE VOZ!

 

 

Repito: RIGOROSAMENTE TODAS AS IMAGENS!

 

 

E, em diversas oportunidades, o site da operadora destaca esse item como um dos seus diferenciais como produto de TV por assinatura. Ou seja, a Claro net sempre deixou muito claro que o controle remoto com comando por voz é sim um dos itens que está DIRETAMENTE INTEGRADO ao serviço, e jamais se apresenta como item opcional.

 

 

Mas eu queria ir além de uma simples consulta na página principal do serviço. Acessei a página que fala especificamente sobre o controle com o recurso de comandos de voz.

 

 

 

Nem as letras miúdas ajudam a dona Claro net!

 

 

Eu sei que esse produto está vinculado também a outros modelos de equipamentos da Claro net. Porém, ele está diretamente vinculado ao Claro Box TV, e deveria fazer parte do meu kit de comodato do produto desde o primeiro dia. Não só porque todas as imagens promocionais do produto mostram isso, mas pelo fato do acessório ser parte de uma experiência integrada do produto, algo que é vendido pela operadora o tempo todo.

Mas o mais interessante de tudo isso é que, além de ver todos os recursos destacados pela Claro sobre o acessório, a área de Perguntas Frequentes sobre o produto, dentro do site oficial da operadora, diz claramente aquilo que qualquer um que viu com atenção as fotos promocionais do Claro Box TV mostram, sem dizer uma palavra sequer:

 

“Posso comprar o controle remoto por voz?

Não. O controle é oferecido aos clientes Claro em regime de comodato, caso o serviço seja cancelado o controle deverá ser devolvido a Claro.”

 

 

E, nesse caso, nem as letras miúdas ajudam a Claro em tentar cobrar pelo acessório. Veja:

 

“O Controle remoto por voz é gratuito?

O controle remoto por voz é oferecido em formato de comodato e precisa ser devolvido em caso de cancelamento do serviço. O controle remoto por voz pode ter a cobrança de uma taxa de adesão ou estar incluso no valor do Claro Box em promoções especificas indicadas na página do produto.”

 

 

 

Ou seja, PODE TER a cobrança da taxa de adesão, mas não há a OBRIGAÇÃO DA COBRANÇA da taxa de adesão!

Aliás, taxa de adesão que não pode ser cobrada de mim, pois já sou cliente da Claro net (usuário do serviço de internet banda larga), e a operadora isentou de taxa de adesão os seus clientes.

Entendeu onde eu quero chegar?

Entendeu que a Claro net vendeu algo que não entregou por completo?

Entendeu que o Claro Box TV chegou aqui em casa como uma propaganda enganosa, já que a experiência de uso do produto não está completa?

 

 

 

O que eu fiz?

 

Anatel na Claro, sem dó!

Já estabeleci o primeiro contato com a reclamação sobre o controle por comando de voz que nunca apareceu por aqui. Para completar, a operadora abriu uma visita técnica para entregar o tal controle remoto em 14 de dezembro de 2020, e não cumpriu com esse atendimento. Fiquei esperando em casa que nem um otário, e a Claro mais uma vez pisou na bola.

 

 

Ou seja, mais uma reclamação na Anatel a caminho.

Entrei em contato com as redes sociais da Claro (em @ClaroBrasil e @NETAtende) e, além de respostas vagas, as duas contas me deixaram falando sozinho, sem uma solução.

Tudo o que me resta é apresentar o caso para o amigo leitor, e deixar o conselho aos interessados em assinar o Claro Box TV: PENSE DUAS VEZES. É um serviço bem legal, mas corre o risco de vir incompleto até a sua casa. E a operadora vai dar de ombros para isso.

O próximo passo será cancelar o Claro Box TV. Até porque na DirecTV GO eu tenho cinco anos de HBO de graça e posso levar a TV por assinatura para onde quiser. E não ficar preso a uma caixinha ou controle que não posso conversar com ele é um grande negócio para mim.

Acorda, Claro. Senão o Claro Box TV pode afundar mais rápido que o Titanic.


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@oEduardoMoreira