Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas de Downloads » Clickbait Remover acaba com as thumbnails irritantes do YouTube

Clickbait Remover acaba com as thumbnails irritantes do YouTube

Compartilhe

Uma das formas de chamar a atenção para o seu vídeo no YouTube é usar uma thumbnail ou miniatura chamativa o suficiente. Tem o mesmo efeito de comprar um livro pela capa. Obviamente, as aparências podem enganar, e aquela imagem nada mais é do que um enorme clickbait (que você normalmente acaba caindo nele), mas faz parte do jogo da plataforma de vídeos mais popular da internet.

O problema aqui é justamente a manipulação dessas imagens, que não apenas podem induzir a audiência ao erro, como também resultam em uma poluição visual que é mais do que desnecessária, e nem é pela imagem apresentada.

Alguns youtubers entendem que é algo “super legal e hypado” utilizar LETRAS MAIÚSCULAS ENOMRES JUNTO DA IMAGEM que, em alguns casos, nem é tão descritiva ou relacionada com o conteúdo do vídeo em questão. Ou seja, uma estratégia irritante de clickbait.

Ainda bem que a tecnologia existe, e algumas pessoas irritadas com essas thumbnails nefastas decidiram tomar uma atitude para acabar com essa perturbação visual. Se você é um usuário do navegador Chrome (ou de qualquer navegador com base Chromium) ou Firefox, a extensão Clickbait Remover é a salvação da lavoura.

Nesse post, você conhece o seu funcionamento (e se convence que vale a pena instalar o software para ontem).

 

 

 

Devolva a paz ao feed do seu YouTube

 

 

O Clickbait Remover é de simples funcionamento, dispensando a prática e a habilidade do usuário para encontrar o nirvana de um YouTube sem thumbnails irritantes. Depois que você instalar a extensão, você será questionado como você quer que as miniaturas e os títulos serão exibidos na plataforma de vídeos.

No caso das imagens, você pode escolher por não fazer nada, ou por ter como miniatura um frame ou imagem do começo, meio ou final do vídeo. Quanto ao texto, a extensão deixa todas as maiúsculas do título em minúsculas, ou deixar apenas a primeira letra da palavra em maiúscula. Ou pode ignorar tudo o que estamos falando aqui, e não alterar nada. Mas aí eu me pergunto: o que você está fazendo neste post?

Sobre as imagens, o feed vai transmitir uma estética mais limpa e menos alinhada com a irritante filosofia do clickbait, que normalmente desperta a ansiedade em querer clicar logo no vídeo para ver o que aconteceu quando alguém mergulhou em uma banheira de Nutella cortando amoeba com facas Ginzu.

Sério… você não está perdendo nada ao não clicar em vídeos assim.

 

 

Por outro lado, a extensão também pode entregar demais os efeitos desejados, deixando o usuário com a incômoda sensação que está perdendo alguma coisa realmente importante, engraçada ou chamativa. Os títulos que o recurso entrega são vagos, deixando explicações ainda mais abstratas que a miniatura original.

No final das contas, o ideal seria receber dos vídeos do YouTube miniaturas agradáveis e descrições de vídeos detalhadas. Infelizmente, por mais bem intencionada que a extensão Clickbait Remover seja, ela não entrega o mundo ideal para a audiência da plataforma de vídeos. Mas ao menos entrega um pouco de paz, o que já é alguma coisa em um mundo tão difícil como o que vivemos.

 

 

Via Eduo


Compartilhe
@oEduardoMoreira