Press "Enter" to skip to content
Início » Games » Como rodar Doom 3 em um navegador web

Como rodar Doom 3 em um navegador web

Compartilhe

Todo mundo sabe que o game Doom original é um dos mais versáteis de toda a história dos videogames. Afinal de contas, o título pode ser executado em testes de gravidez, peças de brinquedos LEGO, aparelhos de ultrassonografia e até em barras de chocolate.

Mas não podemos dizer o mesmo sobre Doom 3, o mais recente título dessa popular franquia de jogos em primeira pessoa. O título tem exigências técnicas muito altas, e sua demanda chegava a derreter vários computadores na época do seu lançamento, independentemente de suas configurações técnicas.

Agora, duas décadas depois, vemos a tecnologia avançar a ponto de permitir a execução de Doom 3 no navegador web de sua preferência, o que certamente vai permitir que muitos usuários do passado possam experimentar o jogo pela primeira vez em 2023 sem maiores problemas.

 

Como jogar Doom 3 no seu navegador web

O exigente Doom 3 pode rodar em qualquer navegador web com a ajuda do o D3WASM, uma porta do mecanismo id Tech 4, construído com uma combinação de Emscripten, WebAssembly e WebGL.

Dessa forma, o game passa a ser mais uma referência para os entusiastas e fanáticos do mundo dos videogames e computadores retrô, onde aqueles que vivenciaram o nascimento de toda a cultura informática do passado pode reviver os bons tempos no presente.

Com o D3WASM, é possível jogar Doom 3 em navegadores atuais, como Chrome e Firefox. A demo oficial do jogo é usada para essa iniciativa, e funciona muito bem.

O primeiro download dos arquivos necessários para a execução do jogo no navegador web é relativamente pequeno, mas assim que o jogo começa, ele deve salvar cerca de 400 megabytes localmente.

Os demais aspectos relacionados com a execução do título estão diretamente relacionados com a sua configuração, com o ajuste da qualidade da exibição dos gráficos e as eventuais mudanças de combinação das teclas de ação.

A última atualização do D3WASM foi entregue em fevereiro de 2022, quando o idealizador do projeto Gabriel Cuvillier reduziu o tamanho dos binários em 35% e aumentou o desempenho geral em 50%. É possível rodar a versão completa do Doom 3, mas para isso é necessário que o usuário aceite uma página web devorando mais de 2 GB de RAM do seu computador.

Para a execução do jogo completo, a conversão dos dados é mais lenta que a edição nativa, mas o desempenho da demo do game é excelente, e definitivamente vale o tempo que você vai ficar na brincadeira.

 

Doom 3 ainda é muito popular entre os gamers

Doom 3 é conhecido por ter abandonado o perfil rápido e ultra violento dos primeiros jogos da franquia, adotando um estilo mais lento e tático, com uma atmosfera densa, cenários claustrofóbicos e uma escuridão predominante.

Dessa forma, o título sai um pouco do lugar comum em entregar uma ação desenfreada para explorar uma abordagem mais alinhada aos jogos que inserem uma estratégia tática combinada com a ação típica dos jogos de tiro em primeira pessoa.

Utilizar o recurso da porta id Tech 4 com a ajuda do D3WASM é uma ótima maneira de reviver a ação de Doom 3. Neste aspecto, temos que agradecer a evolução da tecnologia como um todo, já que a maioria dos computadores modernos não terá problemas para executar o game, incluindo a exigência dos tais 2 GB de RAM para a execução de sua versão completa.

Talvez em nome da nostalgia que está na moda e se faz viva nos corações de muitos geeks do passado vale a pena o tempo gasto com Doom 3. Isso, e o fato de você acabar de encontrar mais uma ótima oportunidade para procrastinar durante o trabalho e longe dos olhos do seu chefe.


Compartilhe
@oEduardoMoreira