Press "Enter" to skip to content
Início » Gadgets » Jogue Doom em um escâner de ultrassom

Jogue Doom em um escâner de ultrassom

Compartilhe

É claro que dá para jogar Doom em basicamente qualquer coisa.

Desde um enfeite de natal até em um teste de gravidez, o icônico game da década de 1990 se faz presente em praticamente qualquer lugar. Isso não apenas mostra toda a devoção das pessoas ao jogo, mas também mostra como a tecnologia pode ser algo instigante para algumas pessoas.

Pois bem, o canal do YouTube Buy It Fix adquiriu um escâner de ultrassom Mediwatch Bardscan II e, de forma muito curiosa, encontrou no seu interior um computador compacto com Windows pré-instalado, baseado no chip AMD Geode com arquitetura x86.

E você já sabe o que isso significa… certo?

 

Seu bebê com a cara de Doom

Entusiastas do hardware e fabricantes de equipamentos médicos uniram forças mais uma vez, e o resultado é algo inusitado e divertido.

Neste caso, o Mediwatch Bardscan II é um equipamento de ultrassom já aposentado e tecnologicamente desatualizado, e originalmente foi adquirido para descobrir se uma ovelha estava prenha.

Em teoria, o equipamento foi preparado para realizar exames de ultrassom nos humanos, mas o processo de desmontagem do produto revelou mais do que o simples interesse em realizar um exame aprofundado em um animal.

Além de encontrar uma impressora térmica no seu interior, a plataforma escondia um chip AMD Geode, além de todo o software necessário para o equipamento funcionar pré-carregado e uma placa CompactFlash.

A bateria CMOS do equipamento precisava ser substituída para salvar as informações de data e hora em seu hardware. Por causa disso, o produto foi desmontado. Como o seu design é modular, a bateria não estava presa, e o software integrado ao hardware era nada menos que o Windows XP.

Outro detalhe interessante do produto é que ele contava com arquivos na sua estrutura de dados que faziam referências aos rins e fígado, mas com algumas modificações básicas promovidas pelo pessoal do Buy It Fix, foi possível desbloquear funções adicionais do equipamento.

E com o desbloqueio dessas funções, foi possível instalar e executar Doom em um equipamento de ultrassom.

 

Como é caçar demônios em um aparelho de ultrassom?

O dispositivo não possui nenhuma placa de som, o que impede que você ouça os efeitos sonoros do jogo. Porém, a demo de Doom que foi instalada no equipamento a partir de uma placa CompactFlash em velocidade completa foi mais que suficiente para que sua execução acontecesse sem maiores problemas.

Mais uma vez, Doom mostra sua longevidade e elevada compatibilidade, executando em mais um dispositivo considerado absurdo. Por outro lado, por mais bizarro que possa parecer, tais iniciativas mostram que a criatividade humana tem poucos limites, e que aqueles que valorizam a massa cinzenta presa no crânio certamente vai explorar essas iniciativas criativas que envolvem diferentes aspectos do mundo da tecnologia.


Compartilhe
@oEduardoMoreira