Eu bem sei que você entrou neste post porque tem Doo no título. E quando isso acontece, significa que alguém colocou o jogo para rodar em algum lugar inusitado, para o nosso deleite e diversão.
Agora, combine Doom com o Natal e temos um dos jogos de videogame mais icônicos da história executando em uma árvore natalina, onde um pequeno computador com tela funcional substitui a típica bolinha utilizada para decorar a árvore.
E como estamos na época do ano onde devemos nos inspirar nos motivos natalinos, vamos ver como funciona esse enfeite de Natal que roda Doom.
E tirar o sossego da sua mãe, que vai ficar se perguntando por que você gasta tanto tempo em frente à árvore de Natal.
Um enfeite de Natal que roda Doom
Temos aqui um enfeite para a árvore de Natal em forma de PC clássico que roda Doom, tal e como qualquer gamepad via Bluetooth poderia fazer. E a melhor parte de tudo isso é que você mesmo pode construir esse pequeno brinquedo.
Afinal de contas, poucas coisas são tão natalinas quanto ficar horas jogando um game onde um cara fortão destrói monstros com a sua arma.
Tudo o que você precisa fazer para garantir um pouco de diversão enquanto sua mãe briga com o seu tio por causa das eleições presidenciais de 2022 é conectar um gamepad ou teclado no mini PC e jogar Doom.
Simples assim.
Do it yourself
Como eu disse antes, a melhor parte desse pequeno enfeite natalino em forma de gadget tecnológico é que você mesmo pode construir o mini PC para jogar Doom durante a ceia. O vídeo disponível neste post mostra melhor como o item funciona.
A carcaça é impressa em 3D e pintada à mão, e lembra um desktop clássico dos anos 90, tal e como se fosse uma versão em miniatura do computador original que rodava Doom.
Ah… bons tempos…
O hardware que roda o mítico jogo recebe um microprocessador ESP32-C3, com um chip RISC-V de 32 bits a 160 MHz, 400 KB de RAM, WiFi e Bluetooth 5. É o suficiente para executar a versão de Doom para o Gameboy Advance, via emulador GBADoom.
Sua tela TFT de 0.96 polegadas e o alto-falante integrado completam a experiência imersiva de jogo. O já mencionado emulador foi alterado para ser compatível com controles de videogame via Bluetooth.
O resultado é incrível. O pequeno computador é do tamanho de uma bola de ping-pong que roda Doom com controle sem fio ou teclado via Bluetooth, em um gadget que com certeza fará muito sucesso no Natal.
Se eu gostaria de ter um negócio como esse? Com facilidade?
Eu me pergunto por que ainda não tenho uma árvore de Natal neste apartamento novo que estou morando em Florianópolis. Tem mais espaço, é mais arejado e está cheio de tecnologia.
Logo, faria questão de comprar uma árvore de Natal de tamanho médio apenas para ter esse pequeno PC rodando Doom para aproveitar a noite de Natal da forma adequada: destruindo monstros.
Ou vai me dizer que você quer me ouvir cantando “Noite Feliz” a madrugada inteira?
Nem pensar!