Os discos de vinil estão de volta. Recobraram um certo protagonismo tanto por parte dos usuários mais saudosistas como pelos mais jovens que passaram a conhecer essa experiência de consumo de música recentemente. E algumas empresas estão se aproveitando disso.
A Teenage Engineering lanlou recentemente um novo toca-discos que vai permitir que qualquer pessoa se sinta um verdadeiro produtor de música, criando EPs próprios ao editar os discos de vinil para uma reprodução posterior.
O PO-80 Record Factory (nome bem sugestivo por sinal) lembra um dos velhos toca-discos que nossos avós ou bisavós tinham em casa, chamando a atenção pelo seu estilo vintage, mas com recursos modernos para quem deseja criar os próprios discos de vinil LoFI em casa.
Dá pra produzir discos de vinil em casa, mas com algumas limitações
Seu pai vai achar isso uma loucura, mas vai querer ter um desses em casa.
O PO-80 Record Factory funciona com uma fonte de alimentação USB, um conector de áudio de 3,5 mm de um dispositivo de áudio de sua escolha e os discos que você deseja recriar. Porém, existem algumas limitações implícitas no processo: você só pode gravar dois singles por disco, e as duas faixas serão registradas em mono.
De qualquer forma, vale a pena saber que o PO-80 Record Factory chega até sua casa com cinco discos de vinil de 5 polegadas para registrar quatro ou três minutos de gravação de áudio para cada lado do disco. As velocidades de gravação e reprodução são de 33 rpm e 45 rpm, respectivamente.
Se você deseja gravar em discos maiores, isso é possível com a ajuda de um adaptador de 7 polegadas, mas sem a possibilidade de edição.
O resultado da brincadeira não é tão bom quanto o áudio original registrado em estúdio. Sabendo disso, a Teenage Engineering oferece um aplicativo de masterização para os usuários poderem melhorar a qualidade da faixa editada.
Seu design entrega ao usuário aquela sensação de ser um especialista em bricolagem, em um produto que tem cara de Imaginarium. Ele vem em peças separadas, mas sua montagem é aparentemente bem simples. Seu design tem assinatura de Yuri Suzuki.
Como último detalhe digno de nota, o PO-80 Record Factory conta com alto-falantes integrados, o que torna mais prática a vida de quem pretende se deslocar com esse produto para realizar os seus cortes de música em qualquer lugar.
PO-80 Record Factory: quanto custa?
O PO-80 Record Factory tem preço sugerido de apenas US$ 149. E digo isso porque ele pode ser considerado um produto relativamente barato para o que se propõe a fazer.
Não sei se gostaria de ter um produto como esse, porque eu sou aquele consumidor de música que prefere a praticidade da era digital. Mas respeito e admiro quem prefere o vinil como ferramenta para consumo de música, e esse aparelho tem tudo para conquistar os mais nostálgicos.
Se você quer uma experiência completa de bricolagem com os seus discos de vinil, acompanhando o processo do começo ao fim (incluindo a construção do toca-discos em si até a masterização de sua música), o PO-80 Record Factory é um grande acerto.
Vale a pena considerar a importação.