Essa é a Darfkade, uma lanterna que é tão singular no formato, que mais lembra um dispositivo jedi. Seu formato diferente e interface simplificada ajudam a entregar o brilho perfeito (ou pelo menos se esforça para isso).
A Darkfade é de criação do designer Giaco Di Muro e está disponível em projeto no Kickstarter. Ele ficou descontente com o agarre pouco cômodo das lanternas convencionais, que obrigam a dobrar o pulso para baixo para apontar a luz para frente.
Então, ele criou uma lanterna em ângulo reto, o que exige uma inclinação do pulso para cima. A cabeça da lanterna em 45 graus permite uma posição mais ergonômica e um pulso mais relaxado.
O que mais a Darkfade pode nos oferecer
Dessa forma, a Darkfade faz com que a sua luz brilhe em seu campo de visão com maior facilidade, dependendo do que você quer iluminar. Além disso, seu ajuste de brilho é mais intuitivo e com reação mais rápida, dispensando o uso de reguladores físicos para utilizar controles por movimento.
Na prática, basta ativar o único botão disponível na lanterna e girar o pulso para modificar o seu brilho, de acordo com o movimento. Ao soltar o botão, a intensidade da luz é bloqueada para se manter fixa.
A autonomia de bateria da Darkfade é de mais de 10 horas no nível mais baixo de brilho, ou de 1h30 no brilho máximo. A ideia é emitir uma luz mais uniforme, alcançando uma distância de até 125 metros e uma intensidade máxima de 3.800 lumens.
A lanterna conta com um sistema de carga integrada e uma porta USB para carregar a partir de portas USB-C. Ou seja, qualquer carregador de smartphone pode carregar o dispositivo, ou funcionar de forma direta com uma fonte de alimentação externa.
O design da Darkfade é modular, resistente à água (IPX8) e claramente inspirado em Star Wars. A ideia é que, no futuro, sejam publicados os arquivos para impressão em 3D do produto, para que qualquer pessoa possa produzir essa lanterna em casa.
Darkfade: quanto custa?
A lanterna Darkfade tem preço inicial sugerido de 129 euros, e pode ser enviada para qualquer local do planeta. Se tudo der certo, os primeiros compradores vão receber as primeiras unidades do produto a partir de abril de 2023.