Discoteca usa calor humano das festas do final de semana para aquecer ou esfriar prédio durante a semana Press "Enter" to skip to content
Início » Tecnologia » Discoteca usa calor humano das festas do final de semana para aquecer ou esfriar prédio durante a semana

Discoteca usa calor humano das festas do final de semana para aquecer ou esfriar prédio durante a semana

Compartilhe

O clube noturno escocês SWG3 vai usar o calor humano de suas festas como sistema de calefação e ar condicionado para toda a semana de atividades. O que é válido, pois a maior parte desse calor vindo das pessoas é desperdiçado.

Isso seria algo que funcionaria muito bem no Brasil, caso o país realmente precisasse de um sistema de calefação alternativo. Quem sabe o Sul do país precisa disso, mas em outras regiões isso é meio desnecessário, e por motivos óbvios.

 

 

 

Pensa no calor que a micareta pode gerar…

O clube noturno já passa por reformas, se adaptando para adotar essa inovadora tecnologia. Todo o calor gerado pelos humanos na pista de dança no final de semana vão aquecer escritórios e galerias de arte no mesmo prédio durante a semana.

O sistema funciona de forma similar ao utilizado pelas bombas de calor, onde coletores de ar aspiram o calor das pessoas nas festas, e esse ar quente é conduzido por tubos subterrâneos, passam por rochas frias e, dessa forma, temos o ar frio que alimenta o ar condicionado durante a semana.

As tais rochas também podem atuar como uma bateria de calor, ficando aquecidas com um ar quente e também armazenando o calor que vai aquecer os escritórios e galerias de arte que funcionam no mesmo prédio durante a semana.

O sistema permite a troca rápida de calor para frio, e pode ser abastecido com uma autonomia para uma semana inteira. Agora, pense na quantidade de calor gerado por essa galera durante as festas do final de semana.

 

 

 

Pode funcionar no Brasil?

Não há informações oficiais sobre a chegada desta tecnologia por aqui, mas é compreensível ver esse sistema funcionando mais na Europa do que aqui. De qualquer forma, como o recurso também funciona como sistema de resfriamento, não seria uma má ideia dar uma ajuda em diversos aparelhos de ar condicionado que estão funcionando em nosso país.

Ainda mais neste cenário atual onde, ao que tudo indica, vamos precisar refazer os planos de nossos projetos pessoais e profissionais em função de possíveis apagões que vamos enfrentar em nossas redes de energia. Ou seja, em termos práticos, nós precisamos desse sistema por aqui com uma certa urgência.

É, Brasil… não pode aglomerar, não pode fazer festas… não pode nem fazer balada para ajudar a refrescar os prédios onde os brasileiros trabalham…

Não está fácil para ninguém. E deve ficar um pouco pior quando o verão chegar.

 

 

Via Fast Company


Compartilhe