Ué… pode acontecer, não é mesmo?
Tudo bem, as chances são mínimas, principalmente na era da internet e com todo mundo dentro da indústria de telefonia sabendo tudo sobre qualquer futuro projeto. Mas ainda existe a possibilidade da Apple surpreender todo mundo.
O que, de novo, é algo praticamente impossível a essa altura do campeonato.
De qualquer forma, não custa perguntar: você está preparado para ver a Apple te decepcionando com o lançamento do iPhone 14? E se ele não for exatamente aquilo que estamos esperando?
Neste momento, vale a pena revisar tudo o que já sabemos e aquilo que ainda não temos certeza sobre as principais características do futuro iPhone 14.
Furo na tela: sim ou não?
Sinceramente? Eu espero que sim.
Eu sonho com o fim do notch no iPhone desde que ele apareceu em nossas vidas, com a chegada do iPhone X. E nunca estivemos tão perto de sua eliminação. E esse é um dos rumores mais sustentados pelos diferentes vazamentos de informações que aconteceram sobre o futuro smartphone da Apple.
Porém, algumas incertezas ainda pairam sobre o assunto. Uma delas é se o notch será eliminado em todos os quatro modelos do iPhone 14 que a Apple deve apresentar em setembro.
Afinal de contas, já sabemos que teremos diferenças técnicas relevantes entre os modelos Pro e as versões padrão do iPhone 14. Logo, passa a ser algo nada surpreendente imaginar que a Apple acentue ainda mais as diferenças entre os modelos mantendo o notch na tela dos telefones base.
Além disso, é preciso considerar que a decisão da Apple pode passar também pela questão do software, já que o iOS pode inclusive “se inspirar” no Android (para não dizer outra coisa) e ativar o notch via software, o que poderia causar uma profunda decepção no coração daqueles que sempre odiaram aquela monocelha na tela.
Por isso, ainda não dá para cravar sobre o fim do notch no iPhone. E vamos ter que esperar mais alguns dias para descobrir a verdade.
Bordas, tamanhos e modelos
Esses três temas serão muito importantes para os futuros compradores de um dos modelos do iPhone 14.
Nos últimos anos, as bordas retas venceram as bordas curvas na preferência do consumidor e até mesmo dos fabricantes. E esse detalhe passa por uma simples questão de tendência de mercado. E toda tendência pode passar um dia.
O grande problema aqui é que a Apple pode simplesmente voltar ao passado, adotando linhas mais arredondadas para o iPhone 14. Se for confirmado que as bordas do futuro telefone serão 20% mais finas que a geração anterior, podemos dizer que as bordas retas chegaram ao fim no telefone da Apple.
Sobre os diferentes tamanhos de dispositivos, é pouco provável que a Apple apresente surpresas neste aspecto. Os vazamentos basicamente confirmam que a versão Mini foi realmente extinta (o que é uma pena, na minha opinião), deixando apenas as versões normal e Max no mercado.
E, ainda assim, não sabemos se os modelos maiores realmente vão se chamar Max.
Pelo menos neste momento, estamos chamando os modelos de iPhone 14, iPhone 14 Pro, iPhone 14 Max e iPhone 14 Pro Max. De novo: no começo de setembro, tudo será confirmado.
As surpresas reais podem vir das câmeras e da bateria
Se existem elementos onde os usuários esperam por boas notícias e novidades, esses aspectos são nas câmeras e na bateria.
Muitos especialistas realmente acreditam que os novos iPhone 14 devem entregar novidades efetivamente relevantes nestes aspectos, e que tais elementos serão cruciais para o sucesso do futuro dispositivo.
Sobre as câmeras, os vazamentos apontam para uma lente principal de 48 MP. Se confirmado, teremos uma grande queda de paradigma dentro da Apple, que sempre apostou na qualidade dos sensores e na capacidade do software do dispositivo em trabalhar com o registro de imagens do que especificamente na quantidade de megapixels da câmera.
Também é esperado que a Apple melhore as lentes ultra grande angular e/ou de teleobjetiva, para que os diferentes modos de câmera acompanhem esse avanço nos aspectos fotográficos que o sensor principal deve receber.
Sobre a bateria, elas podem ser basicamente idênticas ao que encontramos na geração anterior do iPhone. E aqui está um sério ponto de interrogação para o futuro telefone da Apple.
Bem sabemos que os processadores do iPhone são extremamente otimizados, e que a Apple melhorou bastante o gerenciamento de bateria dos seus telefones. Porém, se a quantidade de mAh dos novos iPhone 14 estiver em um número muito abaixo do considerado ideal pelos usuários, podemos ter aqui um grande ponto de frustração.
Afinal de contas, a diferença no tamanho da bateria do iPhone para os melhores smartphones Android do mercado continua a ser algo abismal. E haja otimização dos processadores Bionic para oferecer uma autonomia de uso satisfatória com uma bateria menor do que o desejado.
Além disso, tão interessante quanto uma bateria maior ou um melhor gerenciamento do tempo de funcionamento longe da tomada é contar com um modo de recarga rápida digna de um telefone do porte do iPhone.
A Apple está muito atrás da concorrência neste aspecto, e muitos usuários do iPhone sonham em ficar menos tempo esperando para ter o seu smartphone pronto para o uso, com um tempo menor de recarga de bateria.
Conclusão
Apesar das dúvidas levantadas, fato é que o iPhone 14 está para ser oficialmente anunciado, e não deve ser muito diferente do dispositivo que já conhecemos.
Afinal de contas, os fabricantes de acessórios e outros componentes estão próximos das empresas que estão envolvidas de alguma forma com o futuro iPhone 14, e vários detalhes do telefone já foram compartilhados na internet.
Logo, resta para a Apple esconder algumas poucas surpresas que foram detalhadas como dúvidas pontuais neste post. Ao menos ainda existem algumas coisas que serão reveladas, pois seria um saco estar em um evento onde já sabemos de tudo sobre um produto, tal e como aconteceu por diversas vezes com os lançamentos das gerações anteriores do iPhone.
Há quem diga que a família de smartphones iPhone 14 será apresentada pela Apple em 7 de setembro, mas a gigante de Cupertino ainda não confirmou oficialmente essa data. Vamos aguardar pacientemente por essa confirmação.
E até lá, vamos seguir especulando sobre as principias novidades do futuro iPhone 14.