Estamos no auge das discussões sobre a validade do ChatGPT para ganhar dinheiro, onde defensores e detratores da inteligência artificial apresentam argumentos e casos para respaldar os seus lados.
E eu sei que o conteúdo deste artigo vai revoltar os detratores do ChatGPT. Bom, eu realmente acredito que dá sim para ganhar dinheiro com uma IA, principalmente quando pensamos no tempo que estamos ganhando na hora de simplificar determinadas tarefas.
Mas o que você vai ver aqui é algo muito interessante para alguns, e bastante controverso para outros. Até porque é de se questionar se tamanha otimização pode resultar em qualidade.
Principalmente para um livro escrito em apenas 8 horas.
Não apenas um livro. 97 livros, para ser mais preciso
O norte-americano Tim Boucher está ganhando dinheiro com um livro escrito por ChatGPT, em que investiu apenas 8 horas para a elaboração da história e ilustração do conteúdo.
Bem sabemos que essa prática gerou polêmica na Amazon, que decidiu banir de sua loja as obras que foram produzidas exclusivamente por uma inteligência artificial. Ou melhor, baniu aqueles livros cujo padrão de escrita por IA é detectável, já que nada impede que o esqueleto do texto seja produzido por uma máquina, e o autor complemente as informações deste texto base.
De qualquer forma, Tim já usava o chatbot da OpenAI desde agosto de 2022 e decidiu utilizar essa ferramenta como assistente para escrever livros. Com sua pequena empresa, ele escreveu nada menos que 97 livros em nove meses, a maioria dos quais leva entre 3 e 8 horas para ser escrito.
De novo: é de se discutir a qualidade literária desse conteúdo, e o quanto de tempo que ele dedicou para corrigir eventuais erros de coerência narrativa, continuidade e concordância lógica.
Cada ebook contém entre 2.000 e 5.000 palavras, reforçando a ideia de que são conteúdos mais curtos e de fácil leitura para qualquer pessoa. Para você ter uma ideia, cada artigo que eu escrevo nos meus blogs possui, pelo menos, 500 palavras.
O conteúdo é complementado com imagens também geradas por outra plataforma digital. Ele utiliza entre 40 e 140 ilustrações criadas com a ajuda da inteligência artificial Midjourney.
Ganhando dinheiro com um universo conectado
O nosso amigo Tim se valeu da “fórmula Marvel” nos cinemas para impulsionar as vendas dos seus livros.
Segundo Boucher, cada livro se conecta com o anterior, criando uma rede de histórias interconectadas que atraem os leitores. Na verdade, uma estratégia que todo mundo sabe que funciona, pois vai prendendo pelo senso de continuidade, e como o ser humano é curioso e sempre quer saber um pouco mais do que está lendo, acaba comprando o próximo.
O que não deixa de ser um mérito do Tim. As ideias base das suas histórias devem vir da cabeça dele, e se os temas são originais o suficiente, os leitores vão se interessar pela narrativa, inclusive quando a cocriação da história é assinada pelo ChatGPT.
Cada livro custa entre 1,99 e 3,99 dólares, e ele utiliza a plataforma Gumroad para suas vendas, o que lhe dá um controle total sobre seus livros. Ele considera que a rentabilidade que está conseguindo é considerável, tendo em conta que se trata de “uma pequena editora independente”.
Por fim, o peso do seu sucesso aumenta pelo fato de Boucher não se fazer presente nas principais redes sociais. Até porque ele afirma que não tem um celular há mais de uma década.
Impressionante.