Se tem um serviço do Google que merece o meu respeito, esse serviço é o Google Mapas. Ele me tirou do sufoco em diversas oportunidades, e desde 2011 (pelo menos) ele me ajuda no deslocamento dentro de São Paulo (SP), cidade que eu amo, mas que é grande demais para deixar qualquer infeliz como eu completamente perdido.
Agora, imagine só se tem um ser humano que consegue encontrar qualquer lugar do planeta no Google Mapas mais rápido que o próprio Google.
Bom, há quem dica que o Trevor Rainbolt é capaz de fazer isso. Tudo o que ele precisa é de uma foto do local e apenas 0.1 segundos de tempo livre.
Nem dá para piscar em 0.1 segundo. É importante lembrar isso antes de continuar.
Se veio do TikTok, é melhor desconfiar
É claro que o Trevor gravou a sua façanha em vídeo e compartilhou no TikTok, pois é onde o jovem internauta disposto a viralizar qualquer bobagem na internet está. E o simples fato deste artigo existir é a prova que o seu truque deu certo.
O segredo por trás do sucesso de Trevor e esse verdadeiro milagre tecnológico (que de milagre não tem nada, pois é um truque) está no uso de um jogo que virou febre recente na internet: o GeoGuessr.
Nele, você precisa descobrir qual é o local que aparece na foto no menor tempo possível. E as pessoas mais treinadas neste processo conseguem agilizar essa identificação com o passar do tempo, ampliando suas habilidades nesta mecânica.
Como Trevor muito provavelmente não tem nada melhor para fazer na vida (se é que ele tem vida), decidiu passar dias jogando horas e horas de GeoGuessr.
my head hurts pic.twitter.com/PHoAHkNsyS
— rainbolt (@georainbolt) August 1, 2022
É claro que não vou deixar de dar crédito para o fato do cérebro dele ter desenvolvido a tal da memória visual a ponto de reconhecer uma imagem em uma fração de segundo para identificar o seu posicionamento no mundo, e não é qualquer pessoa que consegue fazer isso.
Por outro lado, não creio que seja algo que todo mundo vai poder considerar como algo realmente útil, já que não dá para levar o Trevor para o meio da Praça da Sé para tentar localizar em um curto intervalo de tempo a casa da Marquesa de Santos.
Não sei se isso é tão legal quanto parece
Pode ser o meu subconsciente gritando de inveja, como também pode ser o meu consciente me dando razão. Fato é que a ideia de ter alguém identificando diferentes locais do mundo em apenas 0,1 segundo não é algo tão incrível assim.
Quero ver ele reconhecer o local do cativeiro de um empresário sequestrado, a melhor rota para desviar dos enormes engarrafamentos de Florianópolis ou as rugas da Gretchen (que certamente foram eliminadas através da intervenção de um cirurgião plástico).
E deixo o registro que essa não é a coisa mais estúpida que já vi no TikTok. Sei que tem coisas muito piores que acabam viralizando porque tem muita gente nessa plataforma que simplesmente adora ver e compartilhar coisas imbecis que outras pessoas estão fazendo ao redor do mundo.
Só não achei algo tão impressionante assim.
De qualquer forma, foi o suficiente para chamar a minha atenção e virar um post neste blog que ninguém lê.