organized workspace 925x - Evitando problemas ao utilizar fotos para ilustrar meus posts

Eu uso imagens para todas as publicações do meu blog. Bom, quase todas. Alguns textos que são apenas reflexões pessoais dispensam uma imagem ilustrativa. Mas quando estou comentando alguma notícia ou produto, eu procuro a imagem do mesmo, para ilustrar o tema, e para quem não está tão por dentro do assunto saiba do que eu estou falando.

A maioria esmagadora dos blogueiros que eu conheço usam da mesma prática. E isso não é feito apenas para posicionar o leitor, mas também para oferecer uma melhor identificação visual do assunto nas plataformas sociais.

A visão é o sentido mais imediato de qualquer pessoa. Nos atraímos pelo visual no primeiro impacto ou abordagem que damos para qualquer coisa. E com publicações de internet isso não é muito diferente.

Normalmente eu uso o Google Imagens para encontrar algumas das fotos que ilustram meus posts. É uma ferramenta rápida, acessível e de graça para encontrar imagens de praticamente todas as categorias.

Porém, em determinados assuntos, eu não posso utilizar qualquer imagem, pois algumas delas estão protegidas pelos direitos de autor. Acho justo. O autor da foto tem o direito de proteger o seu registro, e de não querer ver a sua imagem em qualquer lugar.

Mas existem outras alternativas. Um banco de imagens, como é o caso do Burst, por exemplo.

Serviços como esses oferecem milhares de imagens de diferentes profissionais, protegidas com direitos específicos de publicação para diferentes finalidades, e a custo zero para quem pretende utilizar. É uma forma de você poder ilustrar o tema que você quer abordar, sem correr o risco de violar os direitos do autor da foto, uma vez que estão todos sob uma mesma licença, dentro de uma plataforma.

Seja como for, recomendo sempre a pesquisa de imagens que são de uso irrestrito. Você não terá problemas no futuro, e as chances do seu conteúdo alcançar o seu público-alvo pela empatia de uma boa foto são consideráveis.