Compartilhe

freelancer-topo

O Freelancer.com, maior plataforma de interação entre profissionais autônomos e empregadores do mundo, por meio do Torneio Lab da NASA (NTL – sigla em inglês), fechou uma parceria com o Centro de Excelência de Inovação Colaborativa da NASA (CoECI – sigla em inglês), para ajudar a projetar modelos CAD para ferramentas a serem utilizadas no Robonaut 2 (R2) e desenvolver um aplicativo smartwatch, que será utilizado pelos astronautas, na Estação Espacial.

O R2 é o primeiro robô humanóide no espaço, que funciona como um assistente astronauta, e irá manipular essas ferramentas e interfaces em suas tarefas diárias. A equipe R2 usa uma interface de controle de supervisão especial que traz dados do robô em conjunto com modelos de ferramentas em um ambiente para ajudar no planejamento. Os modelos CAD que serão desenvolvidos no Freelancer.com será utilizado nesta interface de controle de supervisão, e será o representante de ferramentas que o R2 pode usar no chão ou em órbita, tais como scanners de RFID, brocas, e medidores de alcance.

Por sua vez, o aplicativo smartwatch deve ajudar os astronautas da Estação Espacial Internacional na organização diária, além de mantê-los seguros.

O aplicativo precisa ser compatível com o Gear 2, o smartwatch da Samsung. Os desenvolvedores deverão usar o modelo como referência de hardware para o projeto com  wireframes, destacando navegação, interação, layout, e outros elementos importantes do design.

O Astronaut Smartwatch App será usado para algumas das seguintes funcionalidades:

  • Timeline da Tripulação: Irá exibir uma visão agenda da linha do tempo, bem como uma maneira de navegar facilmente para outro dia, no passado ou no futuro.
  • Atenção e Avisos: Irá exibir cores codificadas com avisos e advertências.
  • Estado de comunicação: Irá exibir se o veículo é atualmente capaz ou não de se comunicar com o solo, por meio de voz ou vídeo.
  • Timers: Será capaz de configurar timers para procedimentos ou até a próxima atividade. Este projeto geral deve direcionar a atenção para as informações adequadas para uma tarefa e aumentar a eficiência.
  • Fornecer feedback adequado para ações: Representações inovadoras de dados exibidos em um smartwatch são muito incentivadas.

A NASA também tem o objetivo de envolver estas comunidades on-line para contribuir com os esforços da exploração espacial. O concurso do NTL estará disponível para todos os usuários registrados na plataforma Freelancer.com, em mais de 247 regiões de todo o mundo.

O desafio da NASA poderá ser acompanhado em www.freelancer.com/contest/challenges/nasa, com atualizações semanais.

Uma visão geral do Torneio Lab da NASA pode ser visto aqui.


Compartilhe