Faltam poucas horas para o maior eclipse solar da história do século XXI (e para o anúncio do nome Android Oreo), e a Goolge explica de forma simples o fenômeno através de um divertido Doodle.

Na página inicial do buscador (na versão norte-americana, no Brasil não rola… #SadButTrue), você vê a animação comemorativa, com dois OVNIs brincando com a Lua. Não é uma explicação científica precisa, mas é o que basicamente vai acontecer mais tarde.

 

 

Ao clicar sobre o Doodle, o buscador direciona para uma página especial, onde utiliza as mesmas ilustrações para explicar de forma simples e divertida a ciência por trás do eclipse, dando recomendações para ver o fenômeno onde ele será visível nas diversas regiões do planeta.

Esse eclipse solar poderá ser visto do extremo a extremo dos Estados Unidos, e o seu ápice acontece ao longo da tarde de hoje (21). Para quem quer ver o eclipse sem correr riscos de ficar cego, a NASA publicou um divertido vídeo que mostra como fabricar um visor caseiro com uma caixa de cereal.