Compartilhe

tim-logo

Estimular o aprendizado da matemática de forma lúdica e participativa entre os alunos. Esse é o objetivo do projeto O Círculo da Matemática do Brasil – que traz ao país a abordagem “The Math Circle”, desenvolvida pelos professores Bob Kaplan e Ellen Kaplan da Universidade de Harvard, já implementado em mais de 60 escolas da rede pública brasileira com apoio do Instituto TIM. Nesse mês, a iniciativa, que já beneficia mais de sete mil crianças, chega à rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, a partir de uma parceria que está sendo firmada com a Secretaria de Educação da cidade.

A metodologia do programa busca o desenvolvimento do raciocínio matemático de alunos do ensino fundamental, com idades entre sete e nove anos. Ela é aplicada em atividades extras da disciplina durante a grade curricular e convida o estudante a construir o seu próprio conhecimento, valorizando o erro como um caminho até encontrar a resposta correta.

Os educadores do projeto recebem capacitação prévia e participam de workshops com os professores Bob e Ellen Kaplan, que acompanham de perto a implantação do projeto no Brasil. O treinamento contempla imersão na abordagem do “The Math Circle”, que considera uma série de atividades que visam instigar o interesse das crianças pela disciplina.

Há um ano em desenvolvimento no país, a iniciativa já está presente em dez cidades: Aracaju, Brasília, Belém, Duque de Caxias, Fortaleza, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Na capital fluminense, a metodologia será aplicada em unidades escolhidas sob a orientação da Secretaria de Educação e deve beneficiar cerca de 750 alunos nessa primeira fase.

O Círculo da Matemática do Brasil está alinhado com a missão do Instituto TIM, que visa criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência e inovação, promovendo o desenvolvimento humano no Brasil. Criado em 2013, o Instituto tem quatro pilares que definem sua atuação: Ensino, que tem como foco a educação e a ciência; Aplicações, com o objetivo de desenvolver novas soluções tecnológicas; Inclusão, com a difusão do conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação; e Trabalho, criando novas formas de atuação através do conhecimento tecnológico.

Via assessoria de imprensa (TIM Brasil)

Compartilhe