Press "Enter" to skip to content
Início » Variedades » Matemáticos passaram 24 horas resolvendo a equação 1 + 1… no Japão, é claro!

Matemáticos passaram 24 horas resolvendo a equação 1 + 1… no Japão, é claro!

Compartilhe

Responda: quanto é 1 + 1?

Essa é uma das mais simples operações matemáticas da história da humanidade, se não for a mais simples. É algo tão básico, que até mesmo uma criança nas mais precoces idades pode realizar essa conta sem maiores problemas.

Mas… e se eu te disser que um grupo de matemáticos levou nada menos que 24 horas para resolver essa equação… você acreditaria em mim?

Bom, é melhor acreditar, pois isso não só aconteceu, como foi registrado em vídeo. E, por conta disso, esse artigo com a mais do que curiosa informação é produzido. Pois até eu quero entender o que aconteceu aqui e descobrir por que eles fizeram isso.

 

24 horas para resolver a equação 1 + 1

Todo mundo sabe que a resposta racional para essa equação é 2, e nem mesmo a mais surrealista das matemáticas vai mudar isso.

Porém, tudo se complica quando dois matemáticos decidem que querem chegar a esse resultado utilizando diferentes campos da física e da matemática. E é esse tipo de decisão que resulta em um tempo muito maior para alcançar o resultado matemático mais óbvio do mundo.

Os youtubers Hanao e Dengan aceitaram o desafio de resolver a equação 1 + 1 nos mais diferentes campos da ciência, o que fez com que o processo consumisse nada menos que 24 horas e um cômodo cheio de contas nas paredes.

O grande diferencial da proposta apresentada pelos youtubers é justamente abordar os mais variados campos da matemática e da física para resolver uma equação tão simples. E eles foram plenos nesse tipo de desafio, aplicando praticamente todas as áreas possíveis dentro dessa proposta.

Ou seja, eles utilizaram noções de trigonometria, séries numéricas infinitas, geometria, física, eletromagnetismo e até termodinâmica. Tudo isso para confirmar que, independentemente do método utilizado, a conta 1 + 1 tem sempre como resultado o número 2.

É realmente muito interessante e divertido testemunhar tudo o que essa dupla passou apenas para chegar a um resultado matemático que (quase) todo mundo sabe qual é. E essa é uma forma muito peculiar de viver passionalmente o mundo da matemática, aproximando esse mundo das demais pessoas mais leigas.

A forma em como eles aprofundam partes mais complexas da matemática é o que chama a atenção de qualquer pessoa que decide assistir ao vídeo. E entendo que vale a pena dar uma certa atenção ao trabalho realizado por essa dupla.

 

Eu gastaria tanto tempo para resolver essa equação?

É claro que não. Por outro lado, meu vídeo poderia ser no máximo um shorts, e não um material completo para o YouTube.

Muitos podem entender que tudo isso nada mais é do que uma grande bobagem para chamar a atenção de todos e engajar audiência no YouTube. E não podemos dizer que essa dupla não alcançou esse objetivo. Afinal de contas, eu perdi alguns minutos da minha vida para produzir este artigo falando sobre esse feito.

Por outro lado, enquanto outros youtubers vivem de reacts e vídeos com opiniões rasas sobre qualquer coisa que acontece no mundo, pelo menos esses dois tentaram oferecer um pouco mais de conhecimento para a audiência, e isso é digno de nota.

Ao menos sei que é possível resolver o 1 + 1 das mais absurdas fórmulas matemáticas e científicas possíveis.


Compartilhe
@oEduardoMoreira