smartphones desempenho

Os fabricantes de smartphones Android estão aproveitando o momento em que a Apple está em maus lençóis com a polêmica da redução de desempenho em modelos antigos do iPhone para “informar” ao grande público que eles não reduzem o desempenho de seus dispositivos.

Na minha modesta opinião, eles não fazem mais do que a obrigação deles em não fazer isso.

Na verdade, é preciso esclarecer algumas coisas.

O grande problema não é a redução do desempenho. Em tese, a Apple pode fazer o que quiser com o seu software, já que os usuários aceitam os termos de uso na primeira ativação do dispositivo. Logo, a polêmica não está exatamente na redução de desempenho para preservação da bateria.

O grande problema aqui é que a Apple não colocou tal característica dos seus dispositivos claramente expressa nos seus termos de uso. Não tem uma linha escrita sobre a eventual redução de desempenho em função de uma bateria desgastada.

O usuário tinha o direito de, desde o primeiro momento, ser informado que o seu iPhone perderia desempenho com o passar do tempo, e que isso seria feito pela própria Apple.

Esse é o verdadeiro ponto de discussão nesse assunto.

Agora… ver os fabricantes Android alertando os seus usuários que eles não fazem o mesmo que a Apple é uma medida muito mais mediática do que funcional ou prática. É apenas para fazer barulho na mídia e obter espaço editorial nos sites de tecnologia.

Não escrevi uma linha sobre o assunto, e não citei os fabricantes nesse post (e nem em outros), porque entendo que é obrigação deles não repetirem tais práticas. Não dá nem para parabenizar tais marcas por fazerem o certo, pois o certo deveria ser o normal.

Ah… e que fique claro: a Apple sabe que fez merda, e está tentando corrigir da forma errada, oferecendo descontos para a troca das baterias antigas. Diante da situação de engodo promovida pela empresa da maçã mordida, cobrar para melhorar a performance de seus produtos está bem longe de oferecer “a melhor experiência de uso em um smartphone”.

Think Different, Apple.