Press "Enter" to skip to content
Início » Internet » O Metaverso é um lugar vazio e triste

O Metaverso é um lugar vazio e triste

Compartilhe

O Metaverso é um enorme problema para o Meta. E alguns começam a afirmar que ele não tem futuro algum a curto e médio prazos.

Eu mesmo já afirmei em outras oportunidades que o Metaverso mais parece um jogo ruim do Nintendo Wii do que qualquer outra coisa. Nem mesmo como uma cópia do Second Life com sérias restrições orçamentárias ele está servindo neste momento, e nesse momento, ele não passa de um local triste e vazio. E nem poderia ser diferente.

Neste artigo, vamos dar uma olhada mais de perto nesse Metaverso que só o Mark Zuckerberg vê algum tipo de futuro. Desde já, afirmo que a proposta depende (e muito) do avanço da tecnologia e da evolução da proposta como um todo.

E, ainda assim, vai precisar de muito esforço para convencer o grande público.

 

Não sou eu que estou dizendo que é vazio e morto

Quem afirma que o Metaverso não passa de terra arrasada neste momento é o The Wall Street Journal. E eu tenho certeza que você acredita mais nele do que em mim. E tudo o que vou fazer aqui é reproduzir parte da história deles para refletir um pouco sobre tudo isso que acontece no brinquedinho de Mark Zuckerberg.

O próprio WSJ reflete o que diz o relatório interno do Meta sobre o Metaverso, reforçando que nem mesmo todos os esforços realizados até agora impediram que esse (ciber)espaço não se tornasse pouco povoado, triste e sem muita razão de existir neste momento.

Inicialmente, o Meta tinha como objetivo alcançar pelo menos 500 mil usuários ativos mensais no Horizon Worlds, que nada mais é do que a porta de entrada ao Metaverso. Esse número deveria ser alcançado até o final de 2022, mas até agora os números não chegaram aos 200 mil participantes.

O fracasso do Metaverso é tamanho que nem mesmo os funcionários do Meta estão no serviço, e aqueles que estão só o fazem de forma habitual para cumprir com as suas obrigações laborais.

E esse cenário que estou compartilhando com você é o que a maioria das pessoas até agora não conhecia, ou seja, da porta do Meta para dentro. Do lado de fora, é tudo muito pior, pois a empresa de Mark Zuckerberg não pode (por exemplo) exigir que os usuários acessem a plataforma todos os dias.

Convenhamos: seria algo bem ridículo.

Mas sempre pode ser pior: dos 200 mil usuários que se registraram no Metaverso, a maioria não voltou ao serviço depois do primeiro mês de cadastro na plataforma. No começo do ano, o Meta afirmava que era 300 mil usuários ativos por mês na plataforma, mas o ano de 2022 vai terminar com a plataforma vazia, abandonada e triste com essa queda de audiência de 33%.

 

É claro que os investidores estão insatisfeitos

A essa altura do artigo, nem mesmo a versão mais otimista de Mark Zuckerberg está tranquila com o cenário de momento do Metaverso. Que dirá os investidores desse brinquedo, que podem estar arrancando os cabelos com este cenário de caos.

O Meta já investiu nada menos que US$ 15 BILHÕES nessa bobagem chamada Metaverso, e esse dinheiro não é exatamente da empresa. É de quem investe nela na esperança de lucrar no futuro com uma inovação que, em teoria, deveria tomar o público de assalto e mudar a forma em como interagimos com outras pessoas na internet.

Mas não é isso o que está acontecendo (e a existência deste artigo em si é uma prova disso). A falta de transparência do Meta em mostrar com detalhes em como esse dinheiro foi aplicado no desenvolvimento do Metaverso desperta várias dúvidas entre os investidores, e isso torna o cenário geral ainda mais complexo e confuso, para dizer o mínimo.

Não estou aqui afirmando que Mark Zuckerberg pegou o dinheiro dos investidores e gastou tudo em marshmallow para comer à beira da fogueira. Só estou dizendo que os investidores não estão satisfeitos com o grande jogo de Nintendo Wii chamado Metaverso que o Meta apresentou até agora.

US$ 15 bilhões é muito dinheiro para criar um universo que hoje está menos povoado que o esperado. E qualquer pessoa que colocou muito dinheiro neste projeto tem o direito de ficar com a pulga atrás da orelha com tudo isso.

Como sempre, vamos ver o que o tempo vai dizer sobre o que o Metaverso vai virar. E eu detesto ser pessimista, mas não vejo motivos para ver futuro nessa proposta. Pelo menos por enquanto.

Minha opinião pode mudar no futuro. Até porque só poste não sai no lugar nesta vida.


Compartilhe
@oEduardoMoreira