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Por que Mark Zuckerberg perdeu US$ 27 bilhões com uma simples foto do seu (ridículo) metaverso

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O metaverso idealizado por Mark Zuckerberg não convence a ninguém. De novo: ele mais lembra um jogo do Nintendo Wii do que uma realidade virtual com o mínimo de qualidade para ser efetivamente atraente para um grande grupo de usuários.

E o menino Zuck deve estar muito pistola nesse momento, pois o simples fato de compartilhar a estética do seu metaverso com a cara de um videogame de 2006 resultou em uma perda de patrimônio de nada menos que US$ 27 bilhões.

Só em 2022, Mark Zuckerberg perdeu nada menos que US$ 71 bilhões. E eu tentaria o suicídio se eu perdesse tanto dinheiro assim. Mas como eu tenho amor à vida e não tenho essa grana para perder, continuo respirando normalmente.

 

Uma aposta no metaverso que está fazendo o Meta balançar

Antes que você comece a se preocupar se Mark Zuckerberg será encontrado em alguma fila qualquer de uma unidade do Bom Prato em alguma cidade brasileira qualquer, pode voltar a dormir tranquilamente.

Mesmo perdendo tanto dinheiro por causa de uma bobagem que não disse a que veio até agora, o menino Zuck ainda tem um patrimônio total de “apenas” US$ 55,9 bilhões. Tá, ele sai da lista das 10 pessoas mais ricas do planeta, mas pelo menos está no Top 20 desse ranking.

De qualquer forma, ele não pode estar tão feliz assim ao perder tanto dinheiro de uma única vez.

O Facebook parou de crescer. Pela primeira vez em sua história registrou queda no número de usuários, e isso resultou em uma forte queda no valor das ações da Meta. A consequência disso foi uma queda no valor patrimonial do próprio Zuckerberg em US$ 31 bilhões, o que não é pouca coisa.

Mas o que realmente complica a vida do pobre Mark é que neste exato momento praticamente toda a sua fortuna está atrelada ao Meta, uma vez que ele é proprietário de mais de 350 milhões de ações.

Isso aqui até parece uma maldição do Eduardo Saverin, e quem assistiu ao excepcional filme “A Rede Social” sabe muito bem do que eu estou falando.

De qualquer forma, quando afirmamos que Zuckerberg perdeu US$ 27 bilhões por causa da foto que ilustra este artigo, não estamos exagerando. Afinal de contas, a queda da Meta em modo “descendo ladeira sem freio” começou justamente quando Mark apresentou o seu conceito de metaverso para o grande público.

Por outro lado, é de se imaginar que Mark Zuckerberg não deve estar tão preocupado quanto nós imaginamos.

Mesmo porque…

 

…ele avisou que seria assim

No mesmo dia em que apresentou o metaverso como o novo jogo do Nintendo Wii com mais de 15 anos de atraso, Mark Zuckerberg deixou claro que a Meta iria perder “uma quantidade significativa de dinheiro” nos próximos 3 a 5 anos.

Talvez os investidores do Meta não ouviram isso porque estavam incrédulos com algo tão ridículo que Mark apresentou, mas jamais eles poderão dizer que não foram avisados que as perdas financeiras seriam grandes por causa dessa iniciativa.

Eu só me pergunto se o próprio menino Zuck imaginaria que parte do seu patrimônio iria virar poeira do Thanos muito mais rápido do que ele mesmo poderia imaginar. E quem sabe a velocidade do desaparecimento de bilhões de dólares podem atrapalhar as noites de sono do nosso protagonista.

Neste meio tempo, o Meta tem um desafio muito maior do que fazer o seu The Sims funcionar. Nesse momento, o Facebook perde usuários para o TikTok em escala global. É como se fosse uma migração em massa de passageiros na estação da Sé no metrô de São Paulo em pleno horário de pico.

O TikTok foi a rede social que mais prosperou durante a pandemia, e Zuckerberg sabe tanto disso que está aos poucos transformando o Instagram em uma cópia da rival chinesa. E todos os movimentos de tudo o que vivemos nos últimos dois anos e meio resultaram em uma queda de 57% no valor das ações do Meta apenas em 2022.

Quando comparamos com as perdas das demais gigantes de tecnologia (algo que é natural, já que o mundo felizmente voltou ao normal), testemunhamos uma queda de 14% no valor das ações da Apple e perdas de 26% nas ações da Amazon. Ou seja, muito abaixo do que o Meta perdeu em 2022.

E essa diferença maior de perdas do Meta só tem um culpado. Na verdade, dois. Para ser bem sincero, três grandes culpados:

  • Mark Zuckerberg
  • O metaverso
  • A foto que Mark Zuckerberg compartilhou do conceito do metaverso

 

O metaverso tem salvação?

Na minha opinião, do jeito que está neste momento, o metaverso está fadado ao fracasso, e pode resultar em enormes estragos financeiros para a Meta.

O conceito não vingou. É pouco atraente e até infantil em alguns aspectos. Sem falar que os dispositivos compatíveis com o conceito ainda são caros para que a maioria dos usuários acabe adotando em massa.

Nesse primeiro momento, ninguém está com toda essa paciência e tempo livre para ficar interagindo com outras pessoas em um ambiente virtual. Se é para fazer isso, as redes sociais já existem, os comunicadores instantâneos também, e o Second Life virou uma febre de 15 minutos, e todo mundo sabe disso.

Ou seja, o metaverso precisa comer muito arroz com feijão para se tornar uma realidade prática. Se é que em algum momento no futuro isso vai acontecer.

Para estancar a sangria de dinheiro já estabelecida, a Meta ainda pode direcionar os seus esforços na rentabilidade de outros segmentos de seu negócio. Por exemplo, tentar encontrar uma maneira de monetizar o WhatsApp de forma mais eficiente, ou aumentar os investimentos para promover as soluções de publicidade no Instagram.

O grande problema é que até mesmo essas duas plataformas só recebem novidades em modo conta-gotas, e até nisso o menino Zuck está falhando miseravelmente. WhatsApp e Instagram estão ficando para trás em relação aos seus concorrentes diretos, e a Meta não dá a devida atenção para isso.

A Meta fica perdendo o seu tempo (e o nosso) brincando de Second Life no Nintendo Wii. E se não acordar rápido do sonho imbecil de colocar pessoas desocupadas interagindo em um ambiente virtual que não acrescenta nada na vida de ninguém, as chances desse barco começar a se encher de buracos jorrando água para dentro são enormes.

Estejam todos avisados.


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@oEduardoMoreira