Compartilhe

Era uma questão de tempo para ver todas as séries da Marvel canceladas na Netflix. Porém, o que restava saber era o real motivo para essa decisão. E parece que tal informação apareceu.

O fim da parceria entre Netflix e Disney (porque a segunda vai ser concorrente da primeira com o Disney+) é o motivo mais óbvio para tudo isso acontecer. Mas o mais importante de tudo isso é que o cancelamento das séries da Marvel não partiu da Disney, mas sim da própria Netflix.

Para a Netflix, não faz muito sentido manter séries de uma marca e universo da concorrência. Por outro lado, enquanto o Disney+ não é uma realidade, a Disney ainda oferece as suas licenças para outros serviços. Por exemplo, no Brasil, as séries do Mickey continuam na Netflix, porque aqui não existe nem Disney+ e nem Hulu. Logo, os acordos por aqui são outros.

Outra peça desse quebra cabeça está na baixa relação custo/benefício das séries da Marvel para a Netflix. São séries que não contam com grande audiência e custos de produção muito elevados, custando quase a mesma coisa que um filme comum em Hollywood.

 

 

Até então, a Netflix não tinha problemas em pagar os boletos, pois essas séries eram um ótimo motivo para os assinantes pagarem suas assinaturas. Porém, como o serviço de streaming nunca compartilha os seus números de audiência, só podemos constatar pelas empresas que fazem a análise métrica das reproduções que as séries da Marvel estavam perdendo audiência na plataforma nos últimos anos.

As novas temporadas não eram atraentes, e sem convencer a audiência que já tinha, fica muito mais difícil conquistar um novo público. A segunda temporada de The Punisher é um claro exemplo do que eu estou falando. E se o único motivo para gastar tanto dinheiro em uma série (atrair novos usuários) não é alcançado, é mais que natural que uma série seja cancelada.

Isso não quer dizer que as séries da Marvel na Netflix vão desaparecer. A Disney deixa claro que tais histórias não terminaram, mas não podem falar mais porque o contrato com a Netflix ainda está vigente. E a gente conhece bem como a Marvel trabalha. Ou seja, podemos apostar que veremos mais desses personagens no futuro.

 


Compartilhe