Old Time Radio: ouça os programas de rádio das décadas de 30, 40 e 50 Press "Enter" to skip to content
Início » Internet » Old Time Radio: ouça os programas de rádio das décadas de 30, 40 e 50

Old Time Radio: ouça os programas de rádio das décadas de 30, 40 e 50

Compartilhe

O rádio é algo simplesmente fascinante.

Sou suspeito para falar sobre isso, pois sou filho de radialista. Logo, esse meu fascínio pelo rádio pode estar em mim desde sempre. Porém, acho que sempre seria um adepto dessa ferramenta de comunicação de massa versátil e atemporal.

Ouço rádio todos os dias, e com a internet, ficou ainda mais fácil ouvir diferentes estações espalhadas ao redor do mundo. E em um momento onde temos as rádios temáticas, o consumo de conteúdo específico fez com que o número de horas que passo ouvindo as estações de rádio só aumentasse.

Agora, pense na possibilidade de poder ouvir os registros radiofônicos das décadas de 30, 40 e 50, de forma gratuita e com alta qualidade de áudio.

É sobre isso o que quero falar nesse post.

 

 

 

Old Time Radio, uma máquina do tempo radiofônica

 

 

O Old Time Radio é um site que pode transmitir em formato 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana) uma programação radiofônica diversificada, onde a sua principal característica é reproduzir os programas de rádio do passado, mais precisamente do tempo onde muitos consideram como a “Era de Ouro” desse veículo de comunicação.

O site transmite a sua programação através de canais temáticos, se adaptando bem ao formato atual de consumo radiofônico. Entre os temas selecionados pelo site, encontramos tópicos como futuro, ação, mistério, comédia, western, esportes e outros.

Um detalhe que você precisa saber antes de prosseguir no artigo (ou no acesso ao Old Time Radio) é que todos os áudios de programas disponíveis são em inglês, e é preciso ter o mínimo de conhecimento nesse idioma para obter uma melhor experiência de uso com o serviço.

Basicamente, o que o Old Time Radio faz é oferecer os áudios das rádios do passado que já estão alojados no Internet Archive. Isso permite que tanto o site quanto o conteúdo oferecido seja completamente gratuito e de código livre. Sua licença vem do MIT e o seu código fonte está disponível no GitHub para uso de qualquer desenvolvedor que queira melhorar o seu conceito.

Para quem não sabe, o Internet Archive não apenas armazena diferentes materiais relacionados com a história da internet. Nele, estão guardados os mais diferentes tipos de arquivos para diferentes categorias, indo de jogos de computador até os milhares de programas de rádios clássicos produzidos e lançados nos anos 30, 40 e 50.

Tudo o que o Old Time Radio faz é permitir a reprodução concentrada, segmentada e linear desses conteúdos, e sem precisar alojar nenhum arquivo no seu próprio site. Tudo é transmitido via streaming do material que está alojado no Internet Archive.

O site apenas lê um arquivo de configuração que contém a lista de programas de rádio alojados no Internet Archive que serão transmitidos. Então, uma API oferece o acesso a esses programas, e a configuração da plataforma entrega a lista dos canais disponíveis, permitindo assim a criação de playlists de cada canal.

Como não existe almoço grátis nesse mundo, o Old Time Radio transmite a sua programação com anúncios de publicidade que, segundo os seus criadores, prometem ser mais divertidos que os programas em si. Mas sempre vale a pena dar uma olhada nos clássicos de vez em quando.

 

 

Via GitHub


Compartilhe