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Faz muito tempo que joguei o meu último jogo no Atari 2600, o primeiro videogame que eu tive na vida. Mas muitas recordações desse tempo estão gravadas em minha mente. Inclusive dos erros e falhas gráficas de alguns jogos, principalmente os dos mais complexos e atraentes, como era o caso de Miss Pac-Man.

Mas… por que esses erros aconteciam?

Por conta das próprias limitações da CPU do console. O Atari 2600 tinha gráficos gerados e controlados pelo processador principal, que tinha uma potência muito limitada, e que nem sempre podia desenhar todos os gráficos exigidos pelo jogo e executar de forma simultânea o seu código.

Isso acabava produzindo tais falhas gráficas, que nesse caso em específico se apresentavam em linhas de cor negra, localizadas do lado esquerdo da tela. Obviamente tais falhas por falta de potência não foram exclusividade do Atari 2600, já que também se fizeram presentes em vários jogos dos consoles 8 bits da SEGA e da Nintendo.

A seguir, um vídeo que explica melhor essa deficiência.

 

Via Engadget