Início » Software » Por que o iPhone 5S recebeu uma atualização em 2023?

Por que o iPhone 5S recebeu uma atualização em 2023?

Compartilhe

E temos mais uma evidência de toda a competência e compromisso da Apple com os seus clientes. Ao mesmo tempo, mais uma prova cabal de que praticamente todos os fabricantes de smartphones Android ainda precisam aprender com a gigante de Cupertino.

Eu nem sei se tem alguém que eu conheço que ainda tem um iPhone 5S em pleno funcionamento. O dispositivo foi apresentado em setembro de 2013, e muito provavelmente está na lista de telefones que se tornaram incompatíveis com o WhatsApp.

Mas se a Apple decidiu lançar uma atualização para ele, é sinal de que algum guerreiro perdido em algum canto do mundo ainda tem o seu iPhone 5S ativo.

 

Por que a Apple atualizou o iPhone 5S?

Eu não posso mandar como resposta para essa pergunta uma frase pronta como “a Apple é legal, e Steve Jobs é Deus para mim”. Não tenho a tendência de ficar glorificando empresas de tecnologia. O máximo que posso fazer é aplaudir de pé pela iniciativa.

O motivo para o iPhone 5S se tornar oficialmente o iPhone mais antigo a receber uma atualização é para corrigir uma falha que, segundo a Apple, pode levar ao “acesso de dados pessoais dos usuários”, sem entrar em maiores detalhes.

O mais curioso disso aqui é que o iPhone 5S não foi o único dispositivo da Apple teoricamente aposentado a receber uma atualização de software. Para dispositivos que estão descontinuados, a lista é relativamente longa, já que inclui também produtos como iPod touch de sexta geração, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad Air, iPad mini 2 e iPad mini 3.

Apenas para colocar em contexto, e até mesmo reforçar a importância dessa atualização para esses produtos, tanto o iPhone 5S quanto o iPod touch de sexta geração receberam a sua última grande atualização de sistema operacional em 2018, quando o iOS 12 foi lançado.

Para você ter uma ideia do quão distante é esse ano, a Rússia ainda não era brigada com todos os outros países civilizados, recebendo inclusive uma Copa do Mundo. Max Verstappen não tinha os seus dois títulos mundiais de Fórmula 1. E o Brasil ainda não era dividido entre defensores da democracia e golpistas fascistas da terceira idade.

Desculpe… eu sei que ainda está cedo para fazer piada com isso…

 

Isso torna o iPhone melhor que o Android

Eu publiquei recentemente um vídeo no meu canal do YouTube mostrando alguns pontos onde o iPhone é melhor que o Android. E eu não produzi esse conteúdo para diminuir o sistema operacional do Google.

Apenas apresentei fatos que são incontestáveis sobre como a Apple entrega uma experiência melhor para os seus clientes. E é preciso ter maturidade e sabedoria para reconhecer isso.

Eu tenho a sorte e a felicidade de ter em casa dispositivos de diferentes marcas, com sistemas operacionais variados. E fiz isso por escolha minha, e não exatamente pela necessidade de trabalhar com produção de conteúdo de tecnologia.

Entendi desde muito cedo que não poderia ser preconceituoso com nenhuma plataforma, marca ou produto. Bom, quero dizer, existem algumas marcas que são piores que as outras, evidentemente. Mas nunca coloquei o iOS como um software amplamente dominante em relação ao Android.

Por outro lado, nem eu posso negar que a Apple está na frente do Google em aspectos que considero importantes para um bom relacionamento do usuário com o seu produto.

Um desses aspectos é o ecossistema integrado de produtos. Quem utiliza um iPhone vai usar um iPad de forma quase natural, porque a experiência de uso é simples e integrada. Logo, investir em um MacBook se torna outra escolha orgânica, e o chamado ecossistema de produtos vai se construindo ao seu redor.

E o segundo aspecto onde a Apple sempre colocou o iOS na frente do Android é o suporte ao usuário.

Por mais que o iPhone seja um smartphone muito mais caro que a maioria dos produtos lançados pela concorrência, o cliente sabe que está fazendo um investimento para o futuro. Tem a certeza de que vai ficar com o telefone funcionando por pelo menos cinco ou seis anos, recebendo grandes atualizações do iOS e pequenas correções de software de tempos em tempos.

E quando testemunhamos o aposentado iPhone 5S recebendo uma atualização quase cinco anos depois de receber o Android 12, não só comprovamos compromisso da Apple com os seus clientes, mas também uma espécie de “tapa na cara” de toda a concorrência.

Por mais que Samsung, Xiaomi, OPPO, OnePlus e outros fabricantes de smartphones Android se esforcem ao máximo para tentar entregar o mesmo nível de excelência, a impressão que fica é que essas marcas jamais vão alcançar o que a Apple entrega para os seus produtos na parte de suporte e atualizações de software.

Exceto é claro a Fairphone, que conseguiu dar na cara até da Apple ao entregar sete anos de atualizações de software para o seu recém aposentado Fairphone 2.

 

Conclusão

Se você tem um iPhone 5S escondido em algum fundo de uma gaveta em sua casa, eu nem acredito no que vou dizer, mas… tem uma atualização esperando por você.

E para a Motorola, que por muito tempo deixou clientes dos seus telefones mais básicos sentados à beira do caminho porque deixaram os dispositivos com uma ou nenhuma atualização de versão do Android, eu espero que a Lenovo aprenda alguma coisa com isso aqui.

E é muito bom poder dizer isso nos meus blogs e canais de vídeo no YouTube, pois a grande vantagem de não ter o rabo preso com nenhuma marca é justamente poder falar a real quando necessário.

Parabéns, dona Apple. A senhora não fez mais do que a sua obrigação.

Vergonha para a senhora, dona Motorola, que deixou um monte de usuários reclamando muito no Twitter.

E isso não se faz!


Compartilhe