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Que fim levou Marissa Meyer?

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Marissa Meyer, nascida em 30 de maio de 1975 em Wisconsin (EUA), é filha de uma professora de arte e um engenheiro ambiental. Na infância, durante o período escolar, dedicou parte do seu tempo à dança e ao curling.

Naquela época, Marissa jamais imaginaria que iria do desastre ao triunfo no mundo da tecnologia. Do Google ao Yahoo!, ela foi uma das protagonistas de um universo antes dominado pelos homens, e isso cobrou dela um preço elevado.

Neste artigo, vamos descobrir quem fim levou Marissa Meyer, uma das mulheres mais influentes do mundo tech no seu tempo.

 

A trajetória de Meyer no Google

Inicialmente visando ser neurocirurgiã pediátrica, Meyer mudou de direção, e decidiu se inscrever no curso de Sistemas de Símbolos na Universidade de Stanford. Naquela época, ela ainda se destacava na dança, uma das paixões de infância que pode manter na sua vida acadêmica.

Meyer concluiu a graduação em Sistemas de Símbolos, para depois fazer o mestrado em Ciência da Computação e, em 1999, concentrou seus conhecimentos no campo da inteligência artificial.

Marissa foi uma das primeiras contratadas do Google, já que ingressou na empresa como funcionária número 20, contribuindo para a criação da interface de busca e liderando equipes de formação. Ela foi uma das profissionais mais importantes da primeira fase da empresa, durante o período dos seus passos iniciais.

Ela desenvolveu uma carreira notável dentro da gigante de Mountain View, liderando setores como Produtos de Busca e Experiência de Usuário, Serviços Locais, Mapas e Localização.

E depois de tantas experiências dentro da empresa líder no segmento de buscas na internet, ela decidiu dar um salto de carreira, abandonando suas atribuições no Google para assumir o posto de CEO na concorrência.

 

O declínio de Meyer no Yahoo!

Em 2012, Marissa Meyer assumiu o posto de CEO do Yahoo!, com a missão de revitalizar a empresa, aumentar tráfego e as receitas publicitárias. Uma missão que passava bem longe de ser das mais fáceis, considerando a dominância do Google nos segmentos de buscas pela internet.

Em 2013, Meyer proibiu o trabalho remoto na empresa, gerando críticas pela falta de flexibilidade na gestão dos funcionários. Além disso, ele implementou uma controversa avaliação de desempenho dos profissionais no Yahoo!, o que resultou em um sério desconforto generalizado.

Durante sua gestão, Yahoo! adquiriu o Tumblr e o Summly, duas empresas com forte ascensão nas redes sociais. Porém, a valorização de mercado da primeira despencou, e isso gerou calafrios em executivos e outros investidores.

Meyer admitiu publicamente que a aquisição do Tumblr foi um erro, sugerindo que investir em Netflix ou Hulu teria sido mais acertado. Quanto a isso, não tenho dúvida. A pergunta aqui é se o Yahoo! tinha na época condição financeira para investir em uma gigante do streaming.

Inicialmente, Meyer obteve resultados financeiros favoráveis em função de suas iniciativas, aumentando as visitas do Yahoo! em dispositivo móveis e inovando em diversas frentes no sistema publicitário. Porém, em 2015, as ações do portal despencaram registrando queda no tráfego global e nas veiculações de publicidade.

Os investidores pressionaram os seus executivos, solicitando a venda do Yahoo! de forma imediata. E isso até que foi feito: em 2016, era anunciada a venda do core do Yahoo! para Verizon por mais de 4 bilhões de dólares, excluindo participações em Alibaba e Yahoo! Japan.

Meyer permaneceu no Yahoo! até 2017, quando a venda da empresa foi concretizada. Após a renúncia, manteve-se ativa na tecnologia. Hoje, ela trabalha como CEO e cofundadora da Sunshine, uma startup que utiliza inteligência artificial para organizar contatos em smartphones.

Desde então, Marissa Meyer está um pouco invisível no mundo tech, apenas observando tudo o que acontece. E após várias vendas, o Yahoo! agora faz parte da Apollo Global Management.


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@oEduardoMoreira