O mercado global de smartphones passou por altos e baixos em 2023, e as expectativas estão altas para as vendas em 2024. E muito melhor do que ver números e barras para indicar as vendas é visualizar tudo em um mapa-múndi.
Um mapa mostra de forma bem simples quais são as marcas líderes em vendas do mercado de smartphones nos principais mercados globais, o que ajuda a visualizar quem está vencendo em cada setor do planeta.
Na liderança global, ainda temos as mesmas forças dominantes dos últimos anos. Mas o mapa reserva algumas surpresas que pegaram os mais desavisados de surpresa.
O mapa com o cenário global de vendas de smartphones
Samsung, Apple e Xiaomi dominam as vendas globais, totalizando metade do mercado, com participações de 20%, 16% e 14% respectivamente, no terceiro trimestre de 2023.
De um modo geral, são as três marcas dominantes dos últimos anos. A Xiaomi ocupou o lugar da Huawei, que perdeu força depois de todos os vetos estabelecidos pelo governo dos Estados Unidos.
Existem diferenças discretas nas classificações do top 3 entre Counterpoint e Canalys, com variações notáveis no top 5, evidenciando a complexidade do mercado e a competitividade no setor.
O motivo para tal discrepância está na alternância entre OPPO e vivo na quarta e quinta posições, colocando uma maior dificuldade na análise do mercado de smartphones, com divergências notáveis nos dados apresentados pelos analistas.
Olhando para os dados apresentados, também é possível identificar algumas características que apontam para as especificações técnicas mais procuradas pelos consumidores ao redor do mundo.
Por exemplo, a Qualcomm lidera no segmento de processadores para smartphones, e deve manter a sua dominância no mercado com o lançamento oficial do seu novo chip de linha média, o Snapdragon 7 Gen 3, que entrega avanços na inteligência artificial.
O cenário de cada região do planeta
Começando pelo sempre desafiador mercado asiático, que é composto por diferentes regiões e totaliza mais de 3,4 bilhões de habitantes. Para os fabricantes, conquistar a liderança continental é algo complexo, e o normal é ver lideranças locais se estabelecendo.
Isso acontece com os mercados de smartphones na China, Índia, Japão e Sudeste Asiático, onde em muitos casos as lideranças regionais estão estabelecidas.
A surpreendente Transsion domina o mercado africano de smartphones, com impressionantes 48% de participação, desbancando as grandes marcas do setor, como Samsung e Xiaomi.
Já a Apple domina os mercados dos EUA e Canadá, enquanto a América Latina destaca a liderança da Samsung. O Brasil é a principal responsável pela dominância da marca sul-coreana no continente, mas outros países importantes também confirmam a preferência pelos telefones da responsável pela família Galaxy.
A Samsung também lidera na Europa Ocidental, seguida por Apple e Xiaomi, principalmente por causa das vendas acumuladas no primeiro trimestre de 2023.
A Austrália não é todo o continente da Oceania, mas é o país responsável pelo maior volume de vendas do continente. Lá, a Apple lidera com 44,2%, seguida de perto pela Samsung, com 35,1%.
Por fim, foram registradas mudanças significativas no mercado russo, com a Xiaomi liderando com 42%, enquanto Apple e Samsung registrando quedas nas vendas. Aqui, a influência das marcas chinesas e todos os conflitos geopolíticos envolvendo o país nos últimos anos ajudam a explicar o cenário do mercado naquele país.