Quem nunca se deparou com o triste cenário de perder arquivos, programas, fotos, músicas e vídeos do seu computador, contra a sua vontade e sem aviso prévio? O caos pode acontecer a qualquer momento, mas felizmente temos algumas ferramentas de software que podem evitar o pior.

O EaseUS Data Recovery Wizard Professional é uma das opções disponíveis, como um eficiente programa para recuperação de arquivos para o sistema operacional Windows que podem te ajudar nessa tarefa de recuperação de dados perdidos, removidos ou eliminados.

Com uma interface simples e intuitiva, qualquer usuário pode recuperar arquivos perdidos de diferentes categorias, com poucos passos e grande eficiência. Testei o produto e, nesse post, eu passo as minhas impressões sobre o mesmo, com o objetivo de descobrir se esse software pode mesmo recuperar os arquivos perdidos ou eliminados em seu computador.

 

 

A primeira tela do software é bem simples e direta. O EaseUS Data Recovery Wizard Professional 11.9 apresenta todas as unidades de disco disponíveis (incluindo unidades externas, como HDs, pendrives e cartões de memória) ou aptas a serem escaneadas pelo software, para detecção de arquivos que podem ser recuperados.

 

 

A análise preliminar é relativamente breve, e mostra os arquivos e documentos que podem ser recuperados mais facilmente, por ainda serem localizados em áreas do disco que ainda não estão sobrescritas, ou que não apresentam problemas de hardware ou dados conflitantes.

 

 

Para resultados mais completos, é preciso aguardar um pouco mais pela análise profunda e completa, que naturalmente pede mais tempo para os dados serem analisados. Mesmo assim, entendo que a espera vale a pena: os resultados apresentados pelo software são bem satisfatórios nesse aspecto, já que o programa é capaz de localizar até mesmo arquivos deletados do disco rígido a algum tempo.

 

 

A partir daqui, você pode selecionar os arquivos que você pretende recuperar, nos mais diferentes formatos. O software consegue identificar diferentes formatos de áudio e vídeo entre os arquivos removidos, além de documentos, fotos, instaladores de software e outros tipos de arquivos.

 

 

O processo de recuperação de arquivos é feito de forma direta e simples, mas seu tempo pode variar, de acordo com o número de arquivos que você decidiu recuperar, e com o volume desses arquivos. Por exemplo, vídeos com grande volume de dados naturalmente levarão mais tempo do que um conjunto de fotos ou músicas em MP3.

 

 

No final das contas, os resultados são bem satisfatórios. Apesar de alguns arquivos não retornarem ao seu estado original com o nome de origem, ainda é possível identificá-los corretamente e, se necessário, alterar o seu nome de acordo com a sua conveniência.

 

 

Por fim, EaseUS Data Recovery Wizard Professional é recomendado para a maioria dos usuários que, na hora do apuro, precisam recorrer a um software para recuperar dados mais sensíveis. Seja para recuperar dados do computador ou nas tarefas de recuperação de dados de um HD externo, esse programa pode salvar vidas. Ou melhor, arquivos.