Windows 95

O Windows 95 é peça fundamental na história da Microsoft da era Bill Gates. Marcou um antes e um depois na adoção de interfaces gráficas, e seu lançamento foi um dos momentos memoráveis na história da tecnologia.

O Windows 95 tem 22 anos de lançamento, e seu suporte terminou em 2001. Hoje, é uma façanha instalar o software em um PSP ou Apple Watch ou em um smartwatch com Android Wear. O Pentágono segue usando o sistema operacional.

E agora, o mítico Windows 95 está disponível para qualquer pessoa, em qualquer navegador, em qualquer computador, smartphone ou tablet.

Andrea Faulds, uma desenvolvedora escocesa de 19 anos de idade, conseguiu entregar o Windows 95 pronto para uso, sem precisar configurar nada. Basta entrar no site que ela desenvolveu, e pronto.

 

 

Andrea utilizou o “emscripten”, um emulador que compila o código C++ ao JavaScript. A combinação permite navegar por todas as opções, incluindo o MS-DOS, e até ouvir os sons clássicos.

O emulador não é perfeito, apresentando travamentos e reinicializações ocasionais (o Internet Explorer bloqueia o sistema ao tentar abrir qualquer site).

Mas o mais interessante de tudo isso é que as novas gerações podem assim ver a evolução dos sistemas operacionais e da tecnologia. Estamos falando de um sistema operacional completo compilado em JavaScript, disponível através da internet e acessível a partir de um navegador.

Em 1995, isso era algo inimaginável. E ver isso em 2017 é algo simplesmente maravilhoso.

 

Acesse: emulador do Windows 95 em navegador web.