Todo mundo está falando, usando e escrevendo sobre Inteligência Artificial (IA). Eu mesmo estou adorando utilizar essa tecnologia para otimizar meu tempo e aumentar a produção de conteúdo, o que está me devolvendo qualidade de vida em outros campos.
Mas não podemos deixar de lado a preocupação com a segurança de nossos dados, a privacidade de nossas informações e, neste caso em específico, a segurança de nossas senhas.
Se você entende que tem motivos fortes o suficiente para perder o sono com as Inteligências Artificiais conversacionais, eu acho que você nunca mais vai dormir depois dessa: essa tecnologia também pode se tornar uma ameaça real à segurança das nossas informações pessoais, especialmente quando se trata de senhas.
A ameaça é real, e você precisa mesmo se preocupar com isso
De acordo com a Home Security Heroes, uma empresa especializada em segurança cibernética, uma nova ferramenta baseada em IA chamada PassGAN é capaz de quebrar senhas com uma eficiência alarmante.
A empresa realizou um estudo recente, no qual revisou mais de 15 milhões de senhas, e os resultados obtidos são preocupantes: a ferramenta PassGAN foi capaz de quebrar 51% das senhas em menos de um minuto, 65% em menos de uma hora, 71% em menos de um dia e 81% em menos de um mês.
Isso significa que mesmo senhas consideradas fortes, com 10 ou 12 caracteres, combinando letras maiúsculas e minúsculas, números e sinais especiais, não são suficientes para garantir a segurança das nossas contas. A IA avançada pode facilmente quebrá-las e, consequentemente, deixar nossos dados pessoais expostos.
Agora, imagine a situação da grande maioria dos usuários que adotam senhas bem débeis para as credenciais de acesso para plataformas importantes, como internet banking, clientes de e-mail e até mesmo sites de conteúdos adultos.
Essa IA vai espirrar e descobrir as senhas de boa parte do mundo civilizado. E é fácil pensar no estrago que essa tecnologia pode fazer com boa parte da população.
Como evitar o pior?
A partir de agora, é necessário que todos passem a ter cada vez mais atenção com as senhas utilizadas em serviços conectados, aplicativos e contas.
Devemos tentar nossas senhas de acesso mais complexas e elaboradas possível, incluindo símbolos e caracteres especiais para dificultar o trabalho das ferramentas baseadas em IA.
Não tenha medo em utilizar uma senha como D@*Te70lo ou &Bv@740!aL55 para manter as suas credenciais mais seguras (e não precisa se preocupar em copiar os exemplos que mencionei neste parágrafo, pois digitei caracteres de forma completamente aleatória e sem qualquer significado na minha vida).
Algumas boas práticas que podem ajudar a aumentar a segurança das suas senhas incluem evitar utilizar informações pessoais, como datas de aniversário ou nomes de familiares, na criação das senhas. E essa dica já foi compartilhada em diversas oportunidades, tanto por mim como por outros especialistas em tecnologia.
E a existência deste artigo é um indício claro que muitas pessoas não estão ouvindo a voz da razão.
Além disso, é recomendável utilizar diferentes senhas para cada serviço, evitando assim que, caso uma delas seja quebrada, todas as suas contas fiquem expostas.
Outra opção é utilizar geradores de senhas seguras, que criam senhas aleatórias e complexas, e armazenar essas informações em gerenciadores de senhas. Esses softwares atuam como uma espécie de um cofre seguro, protegendo os dados com uma senha mestra, o que evita que as demais credenciais sejam esquecidas ou anotadas em locais inseguros.
Do mais, use o senso comum. E dessa vez, faça o que eu estou falando. Estou perdendo o meu tempo para oferecer conselhos de graça. Logo, o mínimo que você pode fazer é me ouvir e fazer tudo o que eu escrevi até aqui.
Boa sorte. Vá na paz!