Press "Enter" to skip to content
Início » Games » UDU Console, um videogame que te obriga a fazer exercícios

UDU Console, um videogame que te obriga a fazer exercícios

Compartilhe

O Nintendo Wii continua a fazer história.

Um dos melhores videogames da história da Nintendo se diferenciou dos demais por contar com controles com sistema de movimento que interagiam com os jogos. Esse conceito foi o ponto de partida para as demais gerações de consoles da empresa, e segue inspirando outras soluções que partem do mesmo conceito.

O UDU Console bebe diretamente da fonte de inspiração deixada pelo Wiimote, e é um videogame que tem como principal objetivo fazer com que os jogadores participem de forma ativa do jogo, com a ajuda de um joystick com controles de movimento que se sincroniza com o smartphone.

Vamos ver como essa proposta funciona.

 

Fim da vida mansa para os gamers sedentários

Se você está seriamente preocupado com o tempo que os seus filhos passam largados no sofá jogando no smartphone, quem sabe não está na hora de você pensar em uma proposta como o UDU Console. Ou até mesmo motivar os moleques a sair de casa para descobrirem que existe uma coisa chamada VIDA lá fora.

O UDU Console quer combinar os videogames com rotinas de exercícios, em uma combinação que outros consoles de videogames já apresentaram e não deram muito certo. A proposta aqui é obrigar o gamer a se levantar da poltrona ou sofá e se movimentar enquanto joga.

O videogame é para crianças e adultos, e funciona a partir do movimento de braços e pernas do jogador como elemento essencial de interação nos jogos. Para uma geração que se acostumou a fazer isso com o Pokémon GO, entendo que essa proposta não vai apresentar qualquer tipo de dificuldade.

Um detalhe importante a ser observado é que o UDU Console não é um produto independente, apesar de contar com uma tela HD integrada nos seus controles. Esse display só serve para mostrar informações relacionadas ao jogo que é executado na tela do smartphone.

Seu controle conta com um trackpad, sensores de movimento para identificar a ação dos braços e motores de vibração com vários níveis de força e interação. Um gatilho produz diferentes efeitos nos jogos, e sua bateria é recarregada por um carregador magnético.

 

O que fazer para ter o UDU Console hoje mesmo?

Ter um pouco de paciência para esperar as primeiras unidades chegarem ao mercado, já que o UDU Console está neste momento em campanha de financiamento no Kickstarter. Ah, sim, é claro… é preciso também ter os 129 euros que os seus criadores estão pedindo.

Se o produto alcançar a meta de financiamento, as primeiras unidades do videogame que quer tirar os sedentários do sofá começam a chegar aos primeiros compradores em abril de 2023.

O grande segredo para que o UDU Console consiga sobreviver no está mesmo nos jogos que são compatíveis com ele. Seus criadores querem tornar o produto compatível com mais de 100 títulos que são acessados apenas pelos assinantes da plataforma, que tem mensalidade de 10 euros.

Tenho dúvidas se a proposta do UDU Console vai conseguir seduzir os gamers do jeito que está, principalmente com a obrigatoriedade de pagar uma mensalidade para jogar títulos que não contam com apelo popular.

Sem falar que a proposta em si é interessante, mas já foi tentada antes, e só teve algum sucesso quando gigantes como Nintendo e Microsoft colocaram muito dinheiro nesse tipo de conceito. E, ainda assim, o Nintendo Switch não depende exclusivamente do controle de movimento para fazer sucesso, e o Kinect morreu no mundo dos videogames.

Mas… vamos esperar para ver o que acontece aqui.


Compartilhe
@oEduardoMoreira