Compartilhe

Você reclama da má qualidade da sua conexão de internet? Pois é… a culpada pode ser a TV. Bom, pelo menos uma TV foi considerada a culpada por prejudicar a internet de um povoado inteiro em Gales por 18 meses.

Era um mistério o que acontecia na cidade de Aberhosan (Gales), onde todos os dias, durante 18 meses, a internet da região parava de funcionar. Depois de milhares de cabos trocados e meses de investigação, os técnicos de internet descobriram que o problema acontecia por causa de um velho aparelho televisor.

 

 

 

Joga essa TV velha fora, vovô!

 

 

Uma única residência contendo uma TV velha era a responsável por acabar com a qualidade da internet em Aberhosan. O aparelho emitia um sinal que estava interferindo com a infraestrutura de banda larga de todo o povoado, sempre que a mesma entrava em funcionamento às 7h da manhã, todos os dias.

Foi necessário utilizar um dispositivo de monitorização para identificar a fonte da interferência. A velha TV era capaz de formar um ruído elétrico gigantesco, causando a interferência na conexão de internet da região. Uma vez identificado o problema, foi só pedir para que o dono do eletrodoméstico não mais ligasse o aparelho.

 

 

 

Isso pode acontecer no Brasil?

 

Sim, é possível.

Eu conheço algumas pessoas que ainda utilizam TVs de tubo para assistir televisão, mesmo com toda a popularidade das TVs de LCD, LED, OLED, QLED, NanoCell e todas essas siglas que você já conhece. Inclusive é de desconfiar se aquela sua tia ou avó que não abre mão daquela TV Telefunken não está prejudicando o sinal de internet da própria residência por causa de um eletrodoméstico velho.

Também é importante lembrar que diversos eletrodomésticos podem interferir na qualidade da internet de sua casa, tais como aparelhos de microondas e telefones sem fio. Logo, é melhor você ter aquele cuidado maior no posicionamento do roteador sem fio e na relação de distância desse roteador com outros dispositivos eletrônicos da sua residência.

Conclusão: se a sua internet está com uma qualidade abaixo do normal, pode ser você ou algum vizinho com um eletrodoméstico muito antigo ou não homologado que está causando interferências no serviço.

Fique de olho.

 

 

Via BBC


Compartilhe