iphone4_011

Esse é o vazamento mais famoso da história da tecnologia. Bom, pelo menos é o mais polêmico. Afinal, até hoje as opiniões se dividem entre um vacilo de um iPhone 4 esquecido em um bar e a má fé do editor da Gizmodo (e do dono do bar) em publicar as imagens do dispositivo perdido. De qualquer forma, desde então, os vazamentos de futuros lançamentos de tecnologia se tornaram pauta obrigatória nos principais blogs e sites desse segmento. Porém, fica a pergunta: até onde é “sem querer”?

O último “vazamento” na verdade é uma “confirmação” de um produto que todo mundo suspeitava que existia: o Microsoft Surface Mini. E como ele foi confirmado? Através de uma documentação que “deixou escapar” em diversas referências que o citado Surface Mini existia.

Isso não é “vazamento”. Isso é vacilo mesmo.

Aqui no Brasil, os lançamentos não vazam com tanta frequência. Em compensação, quando acontecem, são coisas grandes. O Tecnoblog já marcou um golaço quando publicou as imagens do controle do dispositivo multimídia lançado pela Amazon esse ano, sem falar no vazamento da nova versão do PlayStation 3 (Slim), com fotos e detalhes técnicos.

Mas o exemplo mais emblemático de “vazador” do mundo tech no Brasil é, sem dúvida, a Fast Shop.

Por pelo menos três vezes, a Fast Shop quebrou as pernas de assessorias de imprensa ao deixar vazar (acidentalmente ou não) um futuro lançamento de um produto de tecnologia. Por conta deles, ficamos sabendo antes do tempo sobre os modelos RAZR D1, RAZR D3 e Moto E, todos da Motorola. Agora, imagine como a assessoria da Motorola Mobilty no Brasil “ama” o pessoal do marketing da Fast Shop.

Sem falar que, quando acontece por TRÊS VEZES, deixa de ser um “acidente” para ser outra coisa.

O que chama a atenção é que, nos últimos tempos, tais vazamentos acontecem com tanta frequência e riqueza de detalhes, que deixam de ser vazamentos para serem praticamente propagandas prévias desses lançamentos. Ok, eu sei que um cara como o @evleaks tem ótimas fontes dentro dos principais fabricantes. Mas renders altamente detalhados sobre um futuro lançamento? Não seria o próprio fabricante patrocinando esse “vazamento”?

Afinal de contas, apesar de algumas pessoas simplesmente ficarem com preguiça de clicar em um link para acessar o seu site (também conhecido como “o comentarista do título”), os blogs de tecnologia SÉRIOS ainda contam com certa credibilidade e fidelidade dos leitores, pois ainda são uma fonte confiável e isenta na maioria dos casos.

Logo, abastecer esses veículos com conteúdos que são do interesse desse leitor de tecnologia, que sempre deseja obter o máximo de informação possível sobre um futuro lançamento, é algo que vai de encontro com tudo aquilo que os fabricantes mais desejam antes de lançar o seu produto. Não só para despertar o interesse do público, mas até mesmo para identificar a opinião desse público antes do produto ser lançado.

Marketing. Simples assim.

Logo, amigo leitor, desconfie dos “vazamentos”, “acidentes” e outros expedientes criados para atrair você para o produto que eles vão lançar. Afinal de contas, nada nessa vida vem de graça.

Nem mesmo os vazamentos de tecnologia.