Press "Enter" to skip to content
Início » Tecnologia » Você pode mandar uma mensagem para um iPad dentro da Artemis I enquanto ela orbita na Lua

Você pode mandar uma mensagem para um iPad dentro da Artemis I enquanto ela orbita na Lua

Compartilhe

A NASA iniciou um novo projeto de nome Callisto. Seu objetivo é analisar as condições de funcionamento das interfaces homem-máquina no espaço, e ela tem como diferencial precisar da ajuda dos usuários aqui na Terra para obter resultados mais precisos.

O sucesso do lançamento da missão Artemis I permitiu que um iPad entrasse em funcionamento dentro da nave, mesmo sem astronautas dentro dela. E a tecnologia da NASA vai permitir que esse dispositivo funcione de forma totalmente autônoma.

E o seu papel nesse processo todo é enviar uma mensagem para esse iPad enquanto a Artemis I está orbitando na Lua. Ou seja, algo bem simples para quem fica o dia inteiro no WhatsApp.

 

Não é todo dia que você manda uma mensagem para um iPad no espaço

Para que você possa mandar uma mensagem para um iPad que está no espaço orbitando em torno da Lua, a NASA pede que você acesse a página web do projeto Artemis I ou do aplicativo Explore Orion ( App Store , Play Store ), pois essas são as ferramentas necessárias para essa comunicação acontecer.

É importante lembrar que não há qualquer garantia que a NASA vai selecionar a sua mensagem que será enviada para o iPad no espaço. Ou seja, nem pense em ofender aquele seu amor antigo ou o presidente vagabundo (eleito ou não-eleito), que os alienígenas não vão ler a sua verborragia.

As regras são claras neste aspecto:

“Mensagens com conteúdo depreciativo, difamatório, racista, sexista ou inapropriado, ou aquelas que incluam material protegido por direitos autorais ou que apoiem pessoas, produtos, marcas, etc. serão rejeitadas.”

Se você concorda com essas normas, acesse o site do projeto Callisto e entre no segmento indicado para enviar a mensagem. O texto deve conter até 120 caracteres, além do seu nom e e-mail.

Se a sua mensagem for selecionada, ela vai aparecer junto ao seu nome dentro da Orion durante o período da missão Artemis I.

 

Por que um iPad está no espaço neste momento?

O principal objetivo da missão Artemis I é testar os sistemas do foguete SLS e da espaçonave Orion antes de enviar astronautas para o espaço e, se tudo der certo, para o solo lunar. Como objetivo secundário, a NASA quer aproveitar ao máximo outras possibilidades para testar recursos e alternativas.

Um dos experimentos propostos é o do Projeto Callisto, que analisa o uso de interfaces homem-máquina no espaço. Além do iPad, a capsula também inclui um software para chamadas de vídeo e uma versão exclusiva e personalizada do assistente de voz Amazon Alexa.

O assistente de voz da Amazon é especialmente interessante nessa missão. Com ele, o pessoal da NASA pode enviar a partir da tela os comandos para a Alexa pelo iPad que está instalado no interior da cápsula.

Assim, a NASA pode avaliar como que a versão personalizada da Deep Space Network pode funcionar com o assistente virtual da Amazon. O principal objetivo dessa iniciativa é ver como o assistente digital pode tornar a vida dos astronautas mais fácil e eficiente durante as missões no espaço.

Conclusão: aquele seu tweet para comemorar o golaço do Richarlyson no jogo contra a Sérvia no Mundial de Futebol pode ser visto no espaço, na tela de um iPad. Afinal de contas, aquele golaço só pode ser feito por alguém que vem de outro planeta.


Compartilhe
@oEduardoMoreira